abc+

ESPORTE

Judocas da Kiai têm vaga para disputar na Croácia

Conquistas nacionais abriram a possibilidade dos atletas canoenses lutarem na Europa

Publicado em: 14/02/2024 às 10h:09 Última atualização: 14/02/2024 às 10h:59
Publicidade

A Associação Canoense de judô – Kiai tem cinco atletas no circuito mundial da mesma classe, a sub-18, que conquistaram vaga no European Cup, torneio que acontecerá em Prosec, na Croácia, em março deste ano. A competição conta pontos para a definição do atleta brasileiro que levará o nome do país no campeonato mundial da modalidade.

Para competir, os atletas precisam de treinos diários e de exercícios complementares



Para competir, os atletas precisam de treinos diários e de exercícios complementares

Foto: FOTOS PAULO PIRES/GES

“Há quase dez anos a Kiai não tinha mais de quatro atletas classificados em uma mesma classe de idade, isso demonstra a qualidade que esta geração atual possuí e a evolução de nossos métodos de treinamento”, afirma o responsável técnico da equipe, Guilherme Góes.

As conquistas mais recentes são dos judocas Pedro Ferreira, 16 anos, e Matheus Lima, 15, que conquistaram medalha de bronze no Meeting Nacional das Categorias de Transição, com torneio realizado no Rio de Janeiro, no início do mês. Com o resultado, Pedro Ferreira é o líder do ranking nacional na categoria ligeiro.

O treinador fala do comprometimento, da união e da determinação dos atletas que se destacaram em meio a 206 clubes e agremiações e 1.292 inscritos no país inteiro na competição, nos quatro dias de seletivas ocorridas em São Paulo, no final do ano passado. O judoca João Pedro Medeiros, 15 anos, conquistou o segundo lugar no nacional. No Meeting, ele ficou com o quinto lugar.

A Confederação Brasileira de Judô concedeu critérios extras para o processo na Croácia. Com isso, os medalhistas de bronze, Pedro Gomes, no Campeonato Brasileiro, e Vitor Dapper, no Pan American Open, também têm vaga.

Muito treino, disciplina e uma grande luta paralela

A vida dos judocas da Associação Canoense de judô – Kiai, como a dos atletas brasileiros em geral, não é fácil. Exige muita dedicação e muito apoio das famílias. Além do trabalho sério com os treinos diários específicos da sua modalidade, aqueles que sonham em levar o nome do Brasil em competições internacionais precisam de preparação extra, com exercícios complementares e apoio psicológico.

Mas não para por aí. Para conseguirem viajar para os torneios, os judocas precisam do apoio financeiro da família para as viagens. A questão financeira na vida de qualquer esportista brasileiro é uma luta paralela. Nas viagens nacionais, fica mais fácil para os pais investirem em seus filhos atletas.

A decepção surge quando a felicidade de uma grande conquista esbarra na falta de dinheiro. Cinco atletas da Kiai, vivenciam isso. Estão fazendo vaquinhas online para irem à Croácia. Interesse em ajudar, podem ligar para o número (51) 51 98246-3790, com Guilherme Góes. Cada atleta precisa de pelo menos R$ 20 mil.

Um sonho em comum

Os judocas Pedro Ferreira, Matheus Lima, João Pedro Medeiros, Pedro Gomes e Vitor Dapper, todos sub-18, da Associação Canoense de judô–Kiai, têm suas vidas dedicadas ao judô e vivem a expectativa de conseguirem verba para disputarem na Croácia vaga para representar o Brasil no mundial de judô.

Dos cinco, Pedro Ferreira, que é líder do ranking, é o único da equipe que terá as suas despesas pagas, porque foi convocado. Os outros quatro estão com vaquinhas online individuai para conseguirem o dinheiro da viagem. A garra esses judocas canoenses já possuem.

Os atletas iniciaram muito cedo no esporte, por volta dos três anos, e começaram a competir aos sete, como é comum na modalidade. Hoje estão com 15 e 16 anos e partilham um sonho: participar de uma Olimpíada. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade