O judoca gaúcho Henrique Bothomé, de 23 anos, subiu no lugar mais alto do pódio no Open Pan Americano de Medelín, disputado na Colômbia, no último fim de semana. Atleta da Kiai Associação Canoense de Judô/FGJ, ele disputou a competição na categoria de até 81 quilos.
“Quando estava no pódio escutando o hino do Brasil foi uma sensação incrível. É muito bom saber que fiz o meu melhor. O sentimento de dever cumprido e de orgulho por representar o meu País e todos que estão comigo nessa caminhada é incrível”, diz.
Bothomé venceu um colombiano, um uruguaio e um chileno antes de fazer a final com o brasileiro Antônio Medeiros Neto, 17.
A competição faz parte do processo de classificação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, que ocorrerá em outubro deste ano no Chile. Com o resultado, Bothomé está na terceira posição do ranking.
“Tenho uma longa jornada pela frente e esses são os meus primeiros passos.”
Mais medalhas
O time brasileiro esteve com 11 atletas na competição e oito foram premiados. Além de Henrique, Rafael Macedo (90 quilos), André Humberto (100 quilos), Tiago Palmini ( 100 quilos), Ariana Silva (78 quilos) e Eduarda Rosa (70 quilos) garantiram a medalha de ouro. Ryan Conceição (60 quilos) e Antônio Neto (81 quilos) ficaram com a prata.
LEIA TAMBÉM