O atleta campo-bonense Guilherme Alcebíades Weis da Silva, de 17 anos, estudante do terceiro ano do curso técnico em mecatrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), campus Novo Hamburgo, conquistou duas importantes medalhas, uma de prata e outra de bronze, nos Jogos das Instituições Federais (JIF), que aconteceram de 23 a 28 de setembro, em Fortaleza, no Ceará. Ele foi o único judoca da região que compôs a delegação gaúcha formada por 24 jovens.
O vice-campeonato foi na categoria -100 quilos, já o bronze foi por equipes. A mãe do guri, Nika Weis, fala da importância do judô na vida do filho, que por nove anos tomou remédio para tratar um transtorno neurobiológico. “Ele tomava medicação para hiperatividade, e quando começou no judô conseguimos tirar o medicamento dele. Ele se sentiu mais calmo. O esporte trouxe disciplina, ele gasta energia, melhorou a coordenação. A modalidade ajuda em diferentes sentidos”, conta.
O lutador treina judô com o sensei Danison Silva, na Associação de Judô de Campo Bom (AJCB), duas vezes por semana, além de frequentar uma academia para manter a forma. Já na escola, Guilherme é auxiliado pela professora de educação física Fernanda Goldani.
“Na pandemia ele parou, tentou outras modalidades, e agora que voltou a competir. Ele já conquistou mais de 50 medalhas lutando, também disputou o Estadual. Vale ressaltar que o Instituto vai além das aulas. Eles também apoiam o esporte. Foi um prêmio bem importante e que possa servir de inspiração”, completa a matriarca, que agradece a oportunidade dada pela escola.
LEIA TAMBÉM