abc+

EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL

Jovens da região embarcam para participar de amistosos no Uruguai

Atletas da escolinha leopoldense conveniada ao Grêmio conhecerão diversos lugares, treinarão e poderão jogar até no CT do Luis Suárez

Priscila Carvalho
Publicado em: 17/12/2024 às 14h:25 Última atualização: 17/12/2024 às 14h:26
Publicidade

Quatro atletas da escolinha de futebol conveniada ao Grêmio em São Leopoldo participam de excursão do clube gaúcho ao Uruguai nesta semana. Os jovens, de 13 e 15 anos, partiram do Centro de Treinamento (CT) Cristal, em Porto Alegre, na noite de ontem, junto com o coordenador da escolinha leopoldense, Daniel Pedro da Rosa, jovens de outras escolinhas do clube e integrantes da comissão técnica do Grêmio.

Pela categoria sub-13, participam da viagem o morador da Scharlau, Bruno Rodrigues Noi, e da Lomba Grande, em Novo Hamburgo, Cauã Vieira dos Santos. Já pelo sub-15, embarcaram Arthur Cassol Ponomarenko, do bairro Santo Afonso, no município vizinho, e Pedro Flores, do Centro leopoldense.

Coordenador da escolinha, Daniel (D) e os alunos que participam da excursão: Bruno, Cauã, Pedro e Arthur



Coordenador da escolinha, Daniel (D) e os alunos que participam da excursão: Bruno, Cauã, Pedro e Arthur

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Passeios e amistosos

Os jovens ficarão alojados no Centro Militar Salinas, em Canelones. O roteiro da excursão inclui visitas aos estádios do Nacional e do Peñarol, além do Estádio Centenário, onde joga a Seleção Uruguaia de Futebol, ambos na capital Montevidéu.

No país vizinho, os garotos também conhecerão a Cidade Esportiva LS, megacentro de treinamento construído pelo atacante Luis Suárez, que jogou pelo Grêmio em 2023, em Cidade da Costa, e disputarão amistosos contra os jovens do espaço. As partidas acontecem nas tardes da quarta (18) e da sexta-feira (20), contra o Deportivo Luis Suárez.

A programação prevê ainda mais dois amistosos, uma para cada categoria, na quinta-feira (19), contra a equipe Boston River; outros dois na manhã da sexta-feira, com adversário ainda a ser definido; e mais dois na tarde do sábado, contra o Estudiantes da La Plata. A saída de volta para Porto Alegre está marcada para as 6h do domingo (22).

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTE

Ansiosos para jogar

Antes de embarcar para a viagem, Daniel e os atletas estiveram na sede do Jornal VS e falaram sobre as expectativas para a excursão, onde poderão conhecer o CT de Luis Suárez, por exemplo, e disputar amistosos. “Estou ansioso, mas não no sentido ruim. É no sentido de que estou esperando pra ver e jogar”, disse Pedro, que joga como zagueiro e lateral. “Também estou ansioso de maneira boa, com frio na barriga de esperar pra mostrar o que a gente aprendeu”, acrescentou Arthur, que atua como zagueiro.

Já os jovens do sub-13 não escondem a vontade de entrar em campo. “Fazer gol lá, jogar bem”, falou o meio-campo Bruno. “Dar uns dribles!”, completou o atacante Cauã.

VEJA AINDA: Novo presidente do Aimoré, Ronaldo Vieira chega com o objetivo de levar o Índio à elite do futebol gaúcho

“Experiência maravilhosa”

Junto da escolinha do Grêmio, Daniel coordena o projeto Semeando Craques, que começou em 2019. Em 2023, o projeto firmou parceria com o Grêmio tornando-se oficialmente uma escolinha conveniada.

Segundo o coordenador, a escolinha começou a ganhar visibilidade no ano passado, com a disputa de amistosos e competições. “Ficamos em 3º lugar de 64 equipes em 2023, em um torneio entre conveniadas e clubes convidados do Grêmio. E éramos a única equipe que não tinha empresários. Para a nossa primeira participação, foi ótimo”, destaca.

CONFIRA: Com Mbappé, Real Madrid divulga relacionados para a decisão da Copa Intercontinental

Agora, os jovens vão representar a escolinha leopoldense no Uruguai. “É a primeira vez que estamos fazendo uma viagem internacional”, comentou. “É uma experiência maravilhosa. Eu já joguei campeonato internacional e isso fica na história”, concluiu.

O projeto treina no campo do Alambique, no bairro São Miguel. Além disso, também dispõe de equipes de futsal, que treinam no Instituto Pedro Schneider, o Pedrinho, e no Colégio São José. Atualmente, quase 70 alunos participam do projeto nas categorias sub-7, sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15. Mais informações sobre a escolinha podem ser obtidas com Daniel, pelo telefone (51) 98922-9760.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade