Vitória
Jovens atletas da região ganham força em campeonatos nacionais de atletismo
Com treinamento e dedicação, jovens talentos trazem medalhas para o Vale dos Sinos
Última atualização: 06/11/2024 11:33
Não é de hoje que atletas da região são destaques em competições nacionais de atletismo. A mais recente delas, o Campeonato Brasileiro de Atletismo sub-16, colocou dois nomes no pódio: as atletas Maria Eduarda da Cunha, da equipe da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), e Sara Isabella Santos, da equipe municipal do Instituto Ivoti, ambas com 15 anos.
LEIA TAMBÉM: Atleta de Novo Hamburgo de apenas 9 anos conquista conquista o mundo com a patinação
A competição, realizada em João Pessoa, na Paraíba, reuniu 841 atletas de 147 clubes, com representantes de 19 estados e do Distrito Federal. Maria Eduarda conquistou a 1ª colocação no salto em altura, após uma disputa acirrada. “A preparação foi intensa, com treinos focados na técnica e na força”, afirma a jovem atleta.
FIQUE POR DENTRO: 50 anos dedicados à pintura: O adeus da região a Flávio Scholles
Para alcançar o topo do pódio, Maria Eduarda precisou superar seu próprio recorde, ultrapassando o sarrafo a 1,62 metros. Ela integra a equipe de alto rendimento da IENH, cujos atletas frequentemente se destacam em campeonatos estaduais, nacionais e internacionais. “Os atletas abrem mão de muitas coisas, não é fácil e exige muita dedicação, mas vale a pena”, comenta o coordenador de esportes da instituição, Mário Kickhöfel.
A jovem Sara Isabella também teve uma performance expressiva, conquistando o 3º lugar no salto com vara. Antes da prova, no entanto, a atleta enfrentou um imprevisto: “Quando chegamos em João Pessoa, percebemos que as varas ainda estavam em São Paulo, mas no final deu tudo certo”, relembra.
A ausência do técnico Frederico Staudt foi mais um desafio para Sara, que contou com o apoio remoto do professor para controlar a ansiedade. “Essa é a principal e mais forte competição para a categoria”, destaca Staudt.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
De olho no futuro do esporte
Iniciativas como as das equipes do IENH e do Instituto Ivoti seguem incentivando jovens talentos e preparando-os para o cenário nacional e internacional. “Desenvolvemos um projeto social que oferta gratuitamente o esporte para toda a comunidade. O projeto é de 2008 e, desde então, somos um berço de talentos”, explica Kickhöfel.
Outro nome de destaque em Novo Hamburgo é Gustavo Scolari, 17, atleta promissor no salto em distância, que estará em dezembro no Campeonato Sul-Americano de Atletismo sub-18, na Argentina. “Atletas de alto desempenho são uma referência para os jovens que estão começando”, conclui Kickhöfel.