Camili Vitória Sulzbach, de 15 anos, representará Ivoti no Gymnasiade 2023, Jogos Mundiais Escolares. Ela estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nelda Julieta Schneck, faz parte da Equipe Municipal de Atletismo e treina no Instituto Ivoti.
Esta é a maior competição estudantil do mundo e Camili irá na modalidade de arremesso de peso Sub-16. O Gymnasiade ocorre de 19 a 27 de agosto, no Rio de Janeiro, e terá 22 modalidades em disputa. A expectativa é de que participem cerca de 2.100 estudantes-atletas.
Desde os 10 anos, Camili vem se destacando. Aos 15, mede cerca de 1,80 metro e tem a corrida com barreiras e o salto em altura como modalidades preferidas. No entanto, lesões atrapalharam seu treinamento e, por isso, ela competirá no arremesso de peso. Na última semana, obteve sua melhor marca com 12,54 metros de distância. “Minha expectativa está muito alta, porque estou muito focada para chegar ao menos entre as 8 melhores”, conta.
A treinadora Edna Schumacher está com a menina há quatro anos. “A Camili é boa em tudo, então ela pode escolher onde participar. Ela é grande e forte, sempre dominava as provas. Como estava com problema na perna, resolvemos dar um tempo e investimos no arremesso de peso. Então ela venceu o Campeonato Brasileiro no ano passado e se qualificou à Gymnasiade”, afirma.
Neste ano, Camili venceu no pentatlo do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs) 2023, e se classificou na modalidade para o Gymnasiade 2024.