O português José Mourinho deixou nesta terça-feira (16), após dois anos e meio, o comando técnico da Roma. O treinador chegou à capital italiana em maio de 2021, onde conquistou um título continental logo em sua primeira temporada, a UEFA Conference League. No ano seguinte foi vice-campeão da UEFA Europa League, perdendo a final para o Sevilla.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Na atual temporada a Roma soma 27 jogos, com 13 vitórias, 6 empates e 8 derrotas. A última aconteceu na Copa Itália, quando a equipe comandada pelo “Special One” acabou eliminada para a arquirrival Lazio. “Nós agradacemos José (Mourinho) em nome de todos da AS Roma pela paixão e comprometimento que ele demonstrou desde sua chegada em Giallorossi. Nós sempre teremos ótimas memórias de sua liderança, mas nós acreditamos que uma mudança imediata é necessária para o melhor do clube. Nós desejamos para José e sua comissão tudo de bom no futuro”, disseram Dan e Ryan Friedkin, donos da equipe.
Antes da Roma, Mourinho passou por FC Porto, Chelsea, Real Madrid, Inter de Milão, Manchester United e Tottenham. É bicampeão da Champions League, com FC Porto e Inter de Milão. O português, recentemente cotado para assumir a Seleção Brasileira, só não conquistou títulos no Tottenham.
Substituto anunciado
Poucas horas após a demitir Mou, a Roma anunciou seu novo treinador. Trata-se do ex-jogador e ídolo Daniele De Rossi. Conforme o jornal Corriere Dello Sport, a contratação surpreendeu por conta da pouca experiência do italiano na função.
Apesar da surpresa, De Rossi tem forte identificação com a equipe romana e uma coincidência chamou a atenção. Atualmente, a Roma ocupa a 9ª posição na tabela, com 29 pontos. Em 2003, há 21 anos, o então jovem Daniele De Rossi estreava entre os profissionais do clube, que ocupava a mesma posição na classificação da Série A.
LEIA TAMBÉM