Enchanté, Paris #9
JOGOS OLÍMPICOS: Quebra-cabeça abaixo da terra
Agora que você já conhece o mundo abaixo de Paris, descubra como impacta na cidade
Última atualização: 11/06/2024 18:46
As galerias subterrâneas são conhecidas de todos, mas poucos tentaram ver por si mesmo a obscuridade das catacumbas de Paris. Isso também engloba a Polícia parisiense, que, além do esquadrão policial chamado de “cataflics”, que patrulha as galerias, não contempla essa parte da cidade.
Porém, a Polícia acabou de montar uma grande operação nas catacumbas.
Os organizadores das olimpíadas perceberam que essas galerias podiam levar alguém em qualquer lugar da capital, inclusive nas áreas sensíveis, durante os jogos.
Dessa forma, a Polícia investigou redes de túneis escavados há séculos e trabalha na elaboração de mapas completos dos subterrâneos. Com redes de esgotos complexos e caves pouco conhecidas abaixo de prédios antigos, bem como um sistema de galeria anárquico por toda a cidade, o subsolo de Paris precisava ser meticulosamente identificado.
Os “cataflics” mencionados acima multiplicaram suas patrulhas e compartilharam com outras unidades conhecimento das passagens e pontos sensíveis do mundo abaixo.
Todos estes esforços são feitos em antecipação da cerimônia de abertura dos jogos, que vai mobilizar 45 mil policiais para garantir a segurança de 400 mil espectadores.
Junto ao dispositivo de novos sistemas de vigilância, estas medidas são tomadas para lutar contra a ameaça terrorista, uma das maiores preocupações do ministro de Interior Gérald Darmanin.