Enchanté, Paris #7

JOGOS OLÍMPICOS: Colapso de varandas ameaça cerimônia de abertura

Abertura oficial ocorre na beira do Rio Sena, o que pode fazer com que turistas queiram olhar o espetáculo de cima

Publicado em: 06/06/2024 18:24
Última atualização: 12/06/2024 20:27

Neste sexto episódio de Enchanté, Paris falamos sobre uma ameaça sem precedente que plana sobre a cerimônia de abertura dos jogos olímpicos: o colapso das varandas.


Prédios no estilo Hausmannense Foto: Arquivo pessoal

Parece piada, mas especialistas de danos imobiliários estão alertando: parisienses não podem excluir a possibilidade de quedas dos balcões na beira do Rio Sena, bem na área central de Paris. Este alerta foi feito por duas razões.

A primeira é que a cerimônia de abertura vai ser no famoso rio da capital francesa, e não e um estádio, como sempre foi feito até hoje. Organizadores das olimpíadas em Paris declararam que querem fazer dos jogos uma parte integrante da cidade e, por isso, inovaram com uma cerimônia de abertura gratuita e facilmente acessível, com desfiles de barcos ao longo do Rio Sena. A cerimônia será visível em varandas de prédios com vista para as águas, e as autoridades antecipam muitos espectadores nesses espaços.

Em função do peso nestas varandas está o segundo motivo do alerta: o risco de colapso. A maioria desses prédios são bem antigos, construídos no estilo Hausmannense há mais de 150 anos, então a pedra utilizada na construção do edifício foi se fragilizando, e hoje especialistas revelam ter achado fissuras.

Nossa dica para turistas com relação a esses prédios é a mesma que para coqueiros: admire de longe, só que não fique em baixo!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasEsportesParis
Matérias Relacionadas