Enchanté, Paris #8
JOGOS OLÍMPICOS: Catacumbas de Paris, o refúgio secreto dos parisienses
Turistas e aventureiros desbravam espaços que fazem parte da história de Paris
Última atualização: 06/06/2024 20:03
Quando se fala de Paris, a Cidade Luz, poucas pessoas pensam nos quilômetros de galeria que existem 20 metros abaixo da cidade. Porém, ao longo dos séculos, quando a população teve que se esconder em tempo de guerra ou realizar cultos satânicos e ossuários gigantes, as catacumbas sempre foram a última esperança dos parisienses.
Inicialmente escavadas e com pedras usadas na construção da cidade no décimo segundo século, os 280 quilômetros de galerias subterrâneas são um verdadeiro labirinto.
Um problema de espaço nos cemitérios da cidade também resultou na transferência dos ossos de 6 milhões de parisienses para uma parte das galerias, que pode ser visitada pelo museu das catacumbas. O resto está fora de limites, mas muitos parisienses aventureiros passam por entradas secretas para explorar patrimônio mal conhecido e fazer festas, o que pode ser bem perigoso, visto que não há luz ou sinal.
Por isso, um esquadrão policial chamado pelos parisienses de “cataflics” patrulha as galerias, multando os clandestinos. Feito gato e rato, a polícia, munida de botas de chuva, lanternas e mapas atualizados dos subterrâneos, busca grafiteiros, apaixonados por história e adolescentes que procuram explorar os locais desconhecidos.
Veja o vídeo