Chegou o grande dia, torcedor colorado. Em busca do tricampeonato da Libertadores, o Inter, que venceu em 2006 e 2010, enfrentará o Fluminense na noite desta quarta-feira (27), às 21h30, no Maracanã, Rio de Janeiro, pela partida de ida semifinal da competição continental, em um duelo que coloca frente a frente dois artilheiros: Valencia e Cano, que disputam uma vaga na final. O Tricolor Carioca tenta conquistar a América pela primeira vez.
O duelo começa fora de campo. Na casamata do Colorado, Eduardo Coudet trabalhou em silêncio durante a semana. Pouco deixou a imprensa acompanhar as atividades. O Chacho também analisou, com muita atenção, o desempenho do time do Rio de Janeiro.
No banco de reservas do Inter está o auxiliar técnico Lucho González, que trabalhou com Diniz no Athletico-PR na época em que jogava. O conhecimento da metodologia do treinador dos cariocas pode ajudar a equipe porto-alegrense nessa disputa.
Pelo Fluminense, Fernando Diniz, que fez seu time jogar um futebol que há algum tempo não era apresentado no Brasil. A qualidade do treinador tricolor o levou ao comando da seleção brasileira, mesmo que de forma interina.
Duelo de matadores
Os primeiros 90 minutos no Maracanã devem ter muitas disputas na parte central do gramado. A criação das jogadas vão passar pelos pés de Alan Patrick e Ganso. Esses são os dois principais armadores das equipes. Na frente, um duelo de gigantes. Enner Valencia e Germán Cano. Dois artilheiros. Qualquer vacilo da defesa pode colocar a classificação em risco.
Nesta Libertadores, Valencia já foi decisivo para o Inter e é a grande esperança do torcedor. O equatoriano jogou quatro partidas e marcou quatro gols. Contra o River-Plate-ARG, anotou um na Argentina, na derrota por 2 a 1, na ida das oitavas de final. Nas quartas, Enner fez o da vitória sobre o Bolívar por 1 a 0, na altitude de La Paz-BOL, e os dois do triunfo por 2 a 0 no Beira-Rio.
Já o argentino, que disputa a competição desde o início, marcou nove gols no total. A expectativa é grande para a primeira partida da decisão. O enfrentamento de volta será na próxima quarta-feira (4 de outubro), também às 21h30, no Beira-Rio.
O jogo
Quarta-feira (27)/ 21h30/ Maracanã, no Rio de Janeiro. Árbitro: Darío Herrera, auxiliado por Juan Pablo Belatti e Diego Bonfá (trio da Argentina). Transmissão: Rádio ABC 103.3 FM, TV Globo e Paramount+.
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André; Arias, Ganso e Keno; John Kennedy e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Inter
Rochet; Hugo Mallo (Bustos), Vitão, Mercado e Renê; Johnny, Aránguiz, Mauricio, Wanderson e Alan Patrick; Enner Valencia. Técnico: Eduardo Coudet.