abc+

CAMPEÃO

Imbatível dentro e fora do tatame, atleta hamburguense se destaca no jiu-jítsu

Campeão mundial, Dionatan Micael, de 14 anos, fecha o ano no topo do ranking gaúcho

Jorge Grimaldi
Publicado em: 12/12/2023 às 17h:55 Última atualização: 13/12/2023 às 15h:48
Publicidade

Quem conhece a história de vida de Dionatan Micael sabe da luta do guri. Todas as batalhas enfrentadas fora do tatame motivam o atleta de 14 anos. Prova disso são os resultados expressivos que ele conquistou neste ano. Atleta da equipe da academia Sul Jiu Jitsu, de Novo Hamburgo, Mica, como é conhecido, terminou a temporada no topo do ranking Estadual de jiu-jítsu sub-14 masculino.


E não para por aí. Faixa branca, Mica, venceu todas as 12 etapas da Copa Prime, que incluem a Copa América de Jiu Jitsu e a Super Copa Kids e Sub-15, disputada no último fim de semana, encerrando o ano como destaque em sua categoria.

Mundial em São Paulo

O atleta disputou no início de dezembro, em São Paulo, o Campeonato Mundial Kids CBJJE. O resultado não foi diferente do qual já está acostumado: o lugar mais alto do pódio.

“Subir no topo do pódio não representa apenas o título, mas sim todas as vezes em que pensei em desistir e não fiz. Quando larguei mão de muita coisa para treinar porque estava com fome para alcançar meu sonho. Eu já esperava o primeiro lugar, pois ninguém tinha mais ambição que eu”, diz o lutador.

Com 18 atletas em sua chave, Dionatan fez cinco lutas, todas vencidas por finalização e sem tomar nem um ponto, para conquistar o título mundial.

“O Mica lutou muito bem. Estava muito bem preparado. Estava focado, determinado a subir no topo do pódio. A vida foi muito dura com ele, com sua infância, mas nem por isso ele desistiu e encontrou no jiu-jítsu a motivação para virar essa história. Na família Sul Jiu Jitsu encontrou todo apoio e amor para que essa mudança acontecesse e o sonho de se tornar campeão mundial se tornou realidade. Foi emocionante demais participar de todo esse processo e acompanhar essa conquista dele”, conta o treinador Henrique Seibert.

“O jiu-jítsu transforma vidas e ele é exemplo para tantas outras crianças e adolescentes na situação dele. Aliás, quando chegou no lar após o campeonato, todas as crianças estavam esperando por ele com cartazes, cartinhas, fazendo uma festa comemorando a conquista”, completa o mestre.

Mais campeões mundiais

Além de Micael, quatro atletas da academia Alliance e GS TEAM, de Sapiranga, também voltaram da competição disputada no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, com o título de campeão mundial: Arthur Diego Soares, 10 anos, na categoria infantil B, Eduarda Jobim, 13, cat. infanto juvenil A, Isabela Klein de Morais, 12, cat. infanto juvenil B e Ana Luiza Muller, 15, cat. infanto juvenil B.

Atletas da academia Alliance Sapiranga com a prefeita Carina Nath | Jornal NH



Atletas da academia Alliance Sapiranga com a prefeita Carina Nath

Foto: Divulgação

Já Larissa Jobim, de nove anos, cat. Infantil A, e Rafael Acker, 10, cat. Infantil B, conquistaram o bronze na disputa organizada pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo.

“Esses ouros que acabamos de ganhar é apenas a soma de resultados que as crianças vêm fazendo. Desde o ano passado algumas delas já figuram no topo do ranking gaúcho. Os atletas que foram para o mundial estão bem colocados no Estado, por isso não foi surpresa chegar lá e trazer esse resultado”, conta Edison Rodrigues, proprietário da academia Alliance Jiu Jitsu Sapiranga.

Os atletas foram recebidos na Câmara de Vereadores de Sapiranga, onde houve uma Moção de louvor e aplausos. Também tiveram um encontro com a prefeita e desfilam pela cidade no caminhão de Bombeiros.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade