DE OLHO EM PARIS
Handebol olímpico: alto nível na competição
Parisiense Arthur Barrier fala sobre o handebol nas Olimpíadas
Última atualização: 28/06/2024 14:59
O handebol, esporte dinâmico e vibrante, ganha destaque nos Jogos Olímpicos, oferecendo aos espectadores momentos de pura intensidade atlética. Com uma quadra de 40m x 20m, equipes de sete jogadores competem em partidas divididas em dois tempos de 30 minutos cada. Com regras que permitem contato direto e um ritmo acelerado, a modalidade exige habilidades defensivas e ofensivas.
Inventado pelos escandinavos, que lideram o ranking ao lado de nações do leste da Europa, o handebol também ganhou força na França O país também entrou para o grupo de campeões nos dois gêneros.
Ganhando quatro ouros nas últimas quatro olimpíadas, a França popularizou muito o esporte com a juventude, e o nível de torneios regionais e nacionais aumentou bastante, garantindo jovens jogadores ao time. Eles se juntam a atletas confirmados como Nikola Karabatic (foto), que vai disputar sua quinta Olimpíada com o time francês e já venceu três medalhas de ouro e uma de prata: fique de olho nos franceses! O Brasil só classificou o time feminino, que enfrenta a Espanha no seu primeiro jogo, dia 25 de julho, em Paris.
Com várias maneiras de conseguir vaga nas Olimpíadas, incluindo Mundiais, eventos continentais e Pré- -Olímpicos, uma vaga também foi prometida ao time vencedor dos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023. O time masculino do Brasil chegou na final, mas foi derrotado pela Argentina, que levou a vaga.