BOM DE MIRA
Atleta de Novo Hamburgo vai disputar o Mundial de Tiro nos Estados Unidos
Paulo Antônio Pinto Soares Júnior, o Paulinho, já foi campeão do mundo em 2018
Última atualização: 25/07/2023 10:26
Respiração, concentração e controle emocional são requisitos fundamentais na competição de tiro esportivo. E o atleta de Novo Hamburgo Paulo Antônio Pinto Soares Júnior, o Paulinho, de 41 anos, conhece muito bem isso por já ter sido campeão mundial do esporte. Em busca de mais títulos, ele embarca neste fim de semana para a cidade de Sparta, em Illinois, nos Estados Unidos, para disputar o 124º Grand American World Trapshooting Championship, entre os dias 2 e 12 de agosto.
"Meu principal adversário sou eu mesmo, sou eu contra minha cabeça. Se a minha cabeça não me boicotar, eu vou bem, com certeza", conta o atirador. Sendo um dos melhores brasileiros na categoria, a carreira no esporte não é fácil.
"A preparação foi no Campeonato Gaúcho. Infelizmente, eu não treino por falta de verba. Mas são muitos anos de tiro, então, mesmo assim, tenho condições de disputar", conta Paulinho, que ganha a vida como motorista de aplicativo.
"Para conseguir competir, algumas pessoas, amigos, me apoiam e investem em mim, como as empresas Agrosyn Insumos Agrícolas e HUFF empreendimentos e Soluções Ambientais. Hoje eu sou motorista de aplicativo porque é o único trabalho que eu consigo exercer que posso parar por uma ou duas semanas fora para viajar nos períodos das competições", conta.
O atleta da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) e da Liga Nacional de Tiro ao Prato (LNTP) se juntará a mais sete gaúchos, num total de 84 brasileiros que formam a delegação brasileira.
Conquistas
Paulinho já está acostumado com o ambiente. No tiro há 29 anos, ele oi campeão Mundial no evento #1, na modalidade Hodgdon Powder Singles - onde acertou todos os 100 pratos -, e vice-campeão no evento #4 Mec Shooting Sports Singles, ambos em 2018, seu melhor ano.
Em 2019, se sagrou vice mundial no evento #7 Sterling Cut Glass Single. Já em 2022, conquistou o terceiro lugar no evento #21 ATA World Clay Target e Winchester Super 500 Singles.