abc+

BOM DE MIRA

Hamburguense vai disputar o Mundial de Tiro nos Estados Unidos

Paulo Antônio Pinto Soares Júnior, o Paulinho, já foi campeão do mundo em 2018

Jorge Grimaldi
Publicado em: 25/07/2023 às 09h:44 Última atualização: 08/09/2023 às 09h:04
Publicidade

Respiração, concentração e controle emocional são requisitos fundamentais na competição de tiro esportivo. E o atleta hamburguense Paulo Antônio Pinto Soares Júnior, o Paulinho, de 41 anos, conhece muito bem isso por já ter sido campeão mundial do esporte. Em busca de mais títulos, ele embarca neste fim de semana para a cidade de Sparta, em Illinois, nos Estados Unidos, para disputar o 124º Grand American World Trapshooting Championship, entre os dias 2 e 12 de agosto.

“Meu principal adversário sou eu mesmo, sou eu contra minha cabeça. Se a minha cabeça não me boicotar, eu vou bem, com certeza”, conta o atirador. Sendo um dos melhores brasileiros na categoria, a carreira no esporte não é fácil.

Paulo Antônio Pinto Soares Júnior foi campeão mundial de tiro em 2018 | Jornal NH



Paulo Antônio Pinto Soares Júnior foi campeão mundial de tiro em 2018

Foto: Arquivo Pessoal

“A preparação foi no Campeonato Gaúcho. Infelizmente eu não treino por falta de verba. Mas são muitos anos de tiro, então, mesmo assim, tenho condições de disputar”, conta Paulinho, que ganha a vida como motorista de aplicativo.

“Para conseguir competir, algumas pessoas, amigos, me apoiam e investem em mim, como as empresas Agrosyn Insumos Agrícolas e HUFF empreendimentos e Soluções Ambientais. Hoje eu sou motorista de aplicativo porque é o único trabalho que eu consigo exercer que posso parar por uma ou duas semanas fora para viajar nos períodos das competições”, conta.

O atleta da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) e da Liga Nacional de Tiro ao Prato (LNTP) se juntará a mais sete gaúchos, num total de 84 brasileiros que formam a delegação brasileira.

Conquistas

Paulinho já está acostumado com o ambiente. No tiro há 29 anos, ele foi campeão Mundial no evento #1, na modalidade Hodgdon Powder Singles – onde acertou todos os 100 pratos -, e vice-campeão no evento #4 Mec Shooting Sports Singles, ambos em 2018, seu melhor ano.

Em 2019, se sagrou vice mundial no evento #7 Sterling Cut Glass Single. Já em 2022, conquistou o terceiro lugar no evento #21 ATA World Clay Target e Winchester Super 500 Singles.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade