abc+

MIRA AFIADA

Hamburguense Lucas Roth vai disputar Campeonato Mundial de Rifle na Finlândia

Campeão mundial de shotgun, atleta de Novo Hamburgo aceitou o desafio de participar da delegação brasileira em outra modalidade

Jorge Grimaldi
Publicado em: 31/07/2024 às 15h:15 Última atualização: 31/07/2024 às 17h:50
Publicidade

Mesmo com o mundo inteiro olhando para as competições olímpicas, atletas, fora dos Jogos de Paris, seguem competindo em outras partes do planeta. Na próxima semana, de 5 a 9 de agosto, o hamburguense Lucas Roth de Oliveira vai disputar o Campeonato Mundial de Rifle na cidade de Oulu, na Finlândia, na divisão rifle semi auto open. Cerca de 900 pessoas vão participar do torneio, que é um dos mais esperados da temporada.

Lucas Roth de Oliveira já está na Finlândia, onde disputará o Mundial de Rifle | abc+



Lucas Roth de Oliveira já está na Finlândia, onde disputará o Mundial de Rifle

Foto: Marcelo Murbach/CBTP

O atleta de tiro esportivo conta que, mesmo sendo o mesmo esporte, é uma modalidade diferente da que está acostumado, já que foi campeão mundial de shotgun. Além disso, como a convocação para representar o Brasil aconteceu em cima da hora, não houve tempo hábil de preparação. O equipamento também será emprestado.

“Fui convidado pela Confederação para participar deste campeonato. Aceitei, também, para apoiar os competidores na questão de experiência. São vários dias, será de segunda a sexta-feira, competindo. Tem que ter bastante psicológico”, diz Roth.

Mesmo não sendo sua especialidade, o atleta demonstra felicidade em realizar mais um sonho. E, claro, tudo será aproveitado no futuro.

“Sempre tive o sonho de competir com essa arma”, conta, lembrando que terá alvos de dois a 350 metros de distância. É uma divisão bem mais complexa, com um nível técnico bem elevado. São 30 pistas em cinco dias com cerca de 520 disparos mínimos. Vai ser bem interessante.” 

As pistas contam com percurso e cenários diferentes. Também a quantidade de disparos são diferentes. Tudo isso exige do atleta uma grande performance onde potência e velocidade são os diferencias. Quem for o mais rápido e mais preciso sairá como campeão.

Lucas Roth teve pouco tempo para se preparar para o mundial na Finlândia  | abc+



Lucas Roth teve pouco tempo para se preparar para o mundial na Finlândia

Foto: Arquivo Pessoal

“Não tenho muitas expectativas de premiação na Finlândia, mas essa competição vai me ajudar muito na preparação para o campeonato mundial de 2026, que é o que eu vou defender o título que ganhei no passado. Vou botar em prática algumas coisas que eu preciso melhorar, como questões psicológicas e técnicas”, finaliza.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade