NO K1

Guilherme Mapelli é campeão brasileiro de canoagem slalom

Em competição realizada no Paraná, atleta de Três Coroas derrotou Pepe Gonçalves para conquistar o título

Publicado em: 27/11/2024 14:53
Última atualização: 29/11/2024 14:58

Não foi uma temporada fácil para o atleta Guilherme Mapelli. Por conta das enchentes que atingiram o Estado, o canoísta viu a sede da Asteca e seu local de treinamento, o Parque das Laranjeiras, em Três Coroas, serem destruídos pelas águas. Apesar de todas as dificuldades, ele se tornou campeão brasileiro de canoagem slalom no último fim de semana. A competição ocorreu em Tomazina, no Paraná.

"A disputa foi difícil não só pelos adversários, mas também porque eu nunca havia competido lá. Nunca havia remado naquele lugar, onde tem bastante pedra. É raso. Só que igual para todos", comenta sobre o local da competição.

Guilherme Mapelli nas águas de Tomazina Foto: Divulgação/CBCa

Para garantir o ouro na categoria K1 Masculino Sênior, Mapelli desbancou Pepe Gonçalves, atleta que representou o Brasil nas Olimpíadas de Paris. Além da conquista no Paraná, o fim de ano reservou uma surpresa muito especial para o canoísta de Três Coroas: ele descobriu que será pai.

“Esse ano foi muito difícil manter a constância nos treinos. Primeiro, porque estou no estágio final da faculdade, então tenho todos os dias da semana esse compromisso. Tive que planejar muito bem os horários de treino. Depois, veio a enchente, devastando toda a cidade. Nossos polos de treinamento foram atingidos, a pista onde eram realizados os treinos específicos na corredeira foi levada pela água, o rio ficou desconfigurado, perdemos o local dos treinos físicos e a nossa academia”, lembra.

“Apesar de tudo isso, improvisamos um local de treinamento na empresa Canoe Brasil, que foi essencial na nossa preparação. Eu em particular tive muita ajuda da academia PH GYM”, completa.

O Campeonato Brasileiro também contou com outros atletas da Asteca. Murillo Sorgetz terminou em 4º no K1 Slalom e em 2º no K1 Cross (categoria sênior) e Natan Fross foi o 2º colocado no K1 Slalom (categoria júnior). Na segunda divisão do Brasileiro, Ray Eduardo foi o campeão no K1 Slalom e no K1 Cross (categoria júnior); Maria Clara terminou em 3º no K1 Slalom (categoria júnior); e Lorenzo Petry venceu no C1 Slalom (categoria menor).

Sul-Americano na Argentina e a grande notícia

Além do título brasileiro e de saber da gravidez, Mapelli conquistou a medalha de prata no Campeonato Sul-Americano de Canoagem, realizado na cidade de Aluminé, na Argentina, há duas semanas. Na mesma prova, Murilo Sorgetz foi ouro no caiaque cross e bronze no K1 slalom.

 “Fiquei sabendo da gravidez assim que eu voltei da Argentina. Estava me controlando para não falar para ninguém porque era muito recente, mas dei uma entrevista e falei, e ela estava de sete para oito semanas, bem recente”, diz. "Mas, é uma alegria grande em saber que a gente vai ser pai e mãe juntos e tem a alegria de ter conquistado o campeonato brasileiro depois de todas as adversidades que a gente passou."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas