Grêmio e Inter se uniram de forma inédita em prol do povo gaúcho. Em evento realizado no Centro Administrativo de Contingência do Governo do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, nesta terça-feira (21), os presidentes dos dois clubes, Alberto Guerra e Alessandro Barcellos, além do governador Eduardo Leite, deram início à campanha Jogando Juntos – Pela Reconstrução do RS.
A rivalidade ficou de lado nesse momento trágico que afeta o Estado. Por conta disso, os clubes se uniram na campanha que leva a cor é roxa, que significa a mistura do azul com o vermelho. Logo no início da campanha, mais de R$ 28 milhões já foram comprometidos, segundo foi divulgado.
O CEO do Inter, Giovane Zanardo, descartou momentaneamente uma camisa roxa. “Vimos algumas manifestações a respeito de uma camisa roxa. Isso não foi direcionado nada, não foi pensado nisso ainda, não quer dizer que não pode acontecer, pode acontecer mais na frente.”
A mecânica utilizada pelos clubes será cedendo espaços no uniforme e no digital dando visibilidade para que empresas possam anunciar. Os valores ou produtos que seriam recebidos pelos times serão doados para empresas e pessoas afetadas.
Também foi feito o convite para todos os clubes do futebol brasileiro participarem da ação. Seja com espaço na braçadeira de capitão, faixa de campo, mobilização nas redes sociais e engajamento dos patrocinadores.
Formas de contribuir para a reconstrução do RS
– Doação direta para Família – Produtor ou insumos doadas para famílias necessitadas para reconstruírem suas moradias
– Doação direta para pequenas e médias empresa – Produtos ou insumos que viabilizem a retomada da atividade produtiva
– Concessão de desconto, crédito e benefícios – Produtos ou insumos que possam ser adquiridos para retomada da atividade produtiva
– Contribuição financeira – Valores de R$ doados para entidades homologadas que farão direcionamento para viabilizar a retomada produtiva
Contrapartidas dos clubes
Os setores de marketing de Grêmio e Inter disponibilização pacotes com visibilidade progressiva e proporcional ao investimento da empresa:
– Posts nas redes sociais dos clubes
– Marcas nas coletivas de imprensa
– Vídeos de agradecimento de atletas
– Marca nas camisas de jogo
Distribuição dos recursos
Os valores investidos pelas empresas serão destinados diretamente por elas para iniciativas da sociedade civil e entes públicos. Para garantir a transparência, Grêmio e Inter não farão gestão dos recursos. Os clubes homologaram a Central Única de Favelas (CUFA) para centralizar as contribuições, em caso de empresas que queiram participar não tenham destinação definida.
“Logo no início das chuvas conversei com o Alessandro e vimos que ia ser alguma coisa diferente. Pensamos em fazer alguma coisa. A nossa rivalidade é bonita, é a maior do Brasil, uma das maiores do mundo, porque precisamos do outro clube forte do outro lado. Daí saiu essa ideia”, disse Guerra.
“Queríamos estar nos encontrando para outras iniciativas, mas o destino nos colocou aqui para enfrentar a maior catástrofe ambiental do nosso estado. Estamos trabalhando para contribuir de alguma forma. E será na fase da reconstrução. O objetivo é a união inédita de uma rivalidade centenária. A rivalidade vai continuar existindo dentro de campo, mas fora ela não vai existir. Estamos trabalhando nesse projeto para isso”, falou Barcellos.
O governador Eduardo Leite também falou da importância dessa parceria e do sentimento solidário das pessoas. “Temos um momento de inspiração para o RS. Passamos a etapa da emergência, e já é momento de juntarmos as forças pela reconstrução. O desastre foi democrático, atingiu a todos. De milhares de pessoas. Nesse momento que cada um é atingido, é emanado um sentimento de cada um por si, e justamente o que emana é outro sentimento: o de todos nós por todos nós, que é o lema do nosso plano Rio Grande, lançado na semana passada.”
Veja o vídeo da campanha
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags