A noite desta segunda-feira (2) promete ser de muito aprendizado e inspiração para atletas de BMX. A partir das 19 horas, o tetracampeão mundial de bicicross, Gustavo Mesquita, de 35 anos, participará de uma clínica no Grêmio Atiradores Novo Hamburgo (GANH), onde vai falar da trajetória de vida, carreira, conversar sobre a modalidade e dar dicas para os amantes do esporte sobre duas rodas. A palestra e o treinamento são exclusivos para os alunos do clube hamburguense.
Em visita ao Grupo Sinos na tarde desta segunda, o piloto, que é natural de Três Pontas, em Minas Gerais, falou sobre a expectativa do evento que acontecerá nesta noite. Mesquita já está no BMX há 20 anos.
“O Rio Grande do Sul é uma potência no nosso País. É um Estado que é referência pelo que os clubes fazem. É uma satisfação poder estar aqui para somar. Esse projeto da minha clínica é para provar que é possível. Se eu consegui conquistar o mundo foi trabalhando muito. Muita gente pode conseguir também”, inicia Mesquita, que fala sobre o funcionamento do evento.
“Vamos começar com uma palestra para as pessoas conhecerem o Gustavo Mesquita. Quem sou eu fora das pistas. Para todos verem que por trás de um campeão existe um ser humano. Depois divido o treinamento em uma parte teórica e vamos para a pista para praticar. Passo alguns fundamentos de largada, que é uma das partes mais importantes, linhas de ultrapassagem, leitura de pista. A ideia desse projeto é mostrar que se plantar, vai colher bons frutos”, explica o atleta da Associação de Ciclismo Campos do Jordão (ACCJ).
Depois de anos treinando e se aperfeiçoando, o atleta não parou de vencer títulos e está na história do esporte no Brasil e no exterior. Ele é dono de 21 campeonatos brasileiros, de seis Pan-Americanos, além dos quatro mundiais (2011, em Copenhague, na Dinamarca, na categoria 17-24 anos aro 20; 2022, em Nantes, na França, nas categorias 30-34 anos aro 20 e 24; O feito de conseguir o pódio duplo na pista francesa foi inédito para o esporte nacional; 2023, em Glasgow, na Escócia, categoria 35-39 aro 24.)
Representante do Grêmio Atiradores
Também presente na visita à redação, Fernando Baum, diretor do departamento de BMX do Grêmio Atiradores, falou da importância de ter o tetracampeão promovendo o esporte na região.
“O BMX é um esporte amador que mesmo para atletas como o Franklin, de Minas Gerais, e o Mesquita, que é quatro vezes campeão do mundo, é pouco valorizado e reconhecido. Quando um atleta desse nível se dispõe a vir ao RS para passar um pouco de conhecimento para os nossos atletas, e também levar um pouco, tenho certeza que ele vai sair daqui com mais fãs, não podemos deixar passar. O Estado teve campeões mundiais, mas faz mais de 20 anos. Queremos a receita do tetracampeão do mundo. Que o Mesquita possa nos dar o caminho para chegar lá”, disse Baum.
Atualmente, dois atletas do Grêmio vêm se destacando no âmbito nacional, são eles: Helena Castilhos, da categoria Girls 10, e Joaquim Henrich, na Boys 6, que, em julho, foram campeões brasileiros.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags