O Gauchão 2025 pode ter uma nova fórmula de disputa. A proposta da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) é para que os 12 clubes sejam divididos em três grupos com quatro integrantes em cada. A fase classificatória teria oito rodadas – com os times do Grupo A enfrentando as equipes do B e C, por exemplo.
Os cabeças de chaves seriam Grêmio e Inter e Juventude, o que garantiria os clássicos. O Caxias teria de ficar na chave do Tricolor ou do Colorado para garantir que aconteça o Ca-Ju.
A semifinal se desenharia com os primeiros colocados de cada grupo, além do melhor segundo colocado. Tanto as semis quanto as finais serão em jogos de ida e volta.
Um novo mata-mata será realizado para quem terminar a fase inicial entre a 5ª e 8ª posição na classificação geral, para definir os representantes do Estado na Copa do Brasil de 2026.
Já quem terminar entre a 9ª e a 12ª posição, vai disputar um quadrangular. Os dois piores serão rebaixados.
O Conselho Técnico com os 12 clubes vai acontecer nesta sexta-feira. Nesta reunião os times deverão assinar o novo regulamento. O sorteio dos grupos também deve acontecer neste dia.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags