DECISÃO
Gauchão de Parapente 2023 será encerrado no ano que vem, confira a data divulgada pela Federação de Voo Livre
Por conta das condições climáticas do último domingo, etapa de Sapiranga não aconteceu
Última atualização: 14/12/2023 13:45
Depois de um sábado movimentado no primeiro dia de provas do Campeonato Gaúcho de Parapente 2023 no Morro Ferrabraz, em Sapiranga, no domingo a etapa não pôde ser encerrada por conta das chuvas e ventos na região. Com isso, ficou indefinido o vencedor da competição. A Federação Gaúcha de Voo Livre (FGVL) emitiu no começo da tarde desta segunda-feira (11), um comunicado oficial para todos os envolvidos na disputa. Na nota, a entidade confirma que a primeira etapa de 2024, no fim de semana de 20/21 de janeiro, também servirá para definir o campeão da temporada de 2023.
Os vencedores da etapa de sábado foram premiados.
Segue o texto na íntegra:
Prezados Pilotos e Participantes,
Gostaríamos de informar que, conforme as normas estabelecidas para a realização do Campeonato Gaúcho de Parapente de 2023, era necessária a conclusão de três provas válidas para a efetiva finalização do campeonato. No entanto, enfrentamos o desafio de encerrar o ano com apenas duas provas válidas.
Inicialmente, foi proposto a realização de uma etapa extra do campeonato no próximo fim de semana. Contudo, após uma análise cuidadosa, essa ideia foi abandonada devido a desafios significativos de sítio de voo adequado e previsão meteorológica desfavorável. Esses fatores, críticos para a segurança e sucesso do evento, motivaram a decisão de não prosseguir com a etapa adicional.
Diante dessa situação, após uma cuidadosa deliberação da diretoria, foi tomada uma decisão importante visando a justiça e integridade do campeonato. Ficou decidido que a primeira prova válida do Campeonato de 2024 (prevista para o fim de semana dos dias 20/21 de janeiro, em Sapiranga) será também considerada parte do Campeonato de 2023. Essa medida excepcional tem o objetivo de garantir a conclusão do campeonato de 2023 de maneira adequada e satisfatória.
Portanto, os resultados desta primeira prova de 2024 serão cruciais para a decisão dos campeões do Campeonato Gaúcho de Parapente de 2023. Essa decisão foi tomada considerando o melhor interesse do esporte e de seus participantes, garantindo a integridade competitiva e a equidade entre todos os pilotos.
Agradecemos a compreensão e o apoio contínuo de todos os pilotos, equipes, famílias e patrocinadores. Estamos ansiosos para ver a conclusão do campeonato de 2023 e o início promissor do campeonato de 2024."