abc+

FUTEBOL

GAUCHÃO: Brasil de Pelotas monta elenco jovem e gera desconfiança do torcedor

Repórter Gustavo Pereira, do Diário Popular, conta como o Brasil chega para o Gauchão

Jorge Grimaldi
Publicado em: 19/01/2024 às 17h:04 Última atualização: 19/01/2024 às 17h:04
Publicidade

O Gauchão 2024 começa neste sábado (20) e o ABCmais mobilizou repórteres esportivos pelo interior gaúcho para contar como estão as equipes que disputam o campeonato. Quem fala sobre o Brasil de Pelotas é Gustavo Pereira, repórter do Diário Popular.

Fabiano Daitx terá a responsabilidade de comandar o elenco xavante  | abc+



Fabiano Daitx terá a responsabilidade de comandar o elenco xavante

Foto: italophoto/Divulgação

Segundo Pereira, o time-base do Brasil é formado por Gabriel Oliveira; Danilo, Zé Pedro, Bruno Reis e Matheus Marques; Anderson Recife, Jeferson Lopes; JP Bardales, Tinga e Matheus Guimarães; Maurício. O técnico: Fabiano Daitx.

“O Brasil formou um elenco jovem, com média de idade de 24 anos. Só o meia Tinga (31) já passou dos 30. A folha salarial é baixa e gira em torno de R$ 150 mil. Além disso, o elenco foi construído do zero: o único remanescente da temporada passada é o zagueiro Rafael Dumas, que chegou a ir para um clube do Japão e não atuou por lá devido ao prazo da janela de transferências.”

Ainda de acordo com Pereira, todos esses elementos criaram um cenário de desconfiança, pois a grande parte dos atletas é desconhecida do torcedor. “Muitos vão ter nesse Gauchão a maior visibilidade de suas carreiras. Vários jogadores já estavam presentes no dia da apresentação, em 21 de novembro, e a comissão técnica confia muito em dados científicos, inclusive fechou uma parceria com um projeto do curso de Educação Física da UFPel. Ou seja, a aposta é em começar voando fisicamente”, detalha.

A direção também é toda nova, com um processo de definição turbulento encerrado em outubro após dois períodos de inscrição de chapas terem terminado sem nenhum grupo ser formado.

“O Brasil vai tentar garantir a permanência na elite, que frequenta desde 2013, e depois uma nova vaga na Série D. Sinceramente não sei o que esperar. Pode surpreender por conta dos fatores positivos envolvendo a preparação. A baixa média de idade não necessariamente é um problema, mas enfim, o Brasil é um azarão nesta edição do Estadual”, finaliza o jornalista.

Jogos da pré-temporada: Brasil 4 x 0 Sindicato dos Atletas; Brasil 1 x 1 Grêmio Sub-20; São Luiz 1 x 1 Brasil; Brasil 0 x 0 Guarany de Bagé; Guarany de Bagé 1 x 1 Brasil.

A estreia do Brasil será neste sábado contra o Esporte Clube Novo Hamburgo (ECNH). A bola rola a partir das 19 horas, no Estádio Bento Freitas, na região Sul do Estado.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade