abc+

O FUTURO DO ESPORTE

Gabi Casola, de Novo Hamburgo, é medalha de ouro no Pan-Americano de Judô

Já a hamburguense Laura Ferenz terminou na 5ª posição na competição disputada em Cuba

Jorge Grimaldi
Publicado em: 02/12/2024 às 17h:13
Publicidade

Novo Hamburgo e o Brasil devem se orgulhar, sim, de seus atletas. Uma delas é Gabrielli Casola, de 13 anos, que conquistou a medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano de Judô, disputado no último fim de semana na cidade de Varadero, em Cuba. Sem o título, mas sendo um grande motivo de orgulho para a comunidade hamburguense, também aparece Laura Ferenz, 11, que terminou na 5ª colocação.

Gabi posa com a medalha de ouro do Pan no peito | abc+



Gabi posa com a medalha de ouro do Pan no peito

Foto: Divulgação

Para ser campeã na categoria sub-15 até 36 quilos, Gabi, que é atleta da Sogipa, de Porto Alegre, precisou de menos de 1 minuto para vencer sua oponente, dos Estados Unidos, por ippon. Ao se levantar do golpe, a hamburguense não aguentou a emoção e foi às lágrimas.

“Na hora que ganhei, eu fiquei muito emocionada, porque ali eu percebi que todo o meu esforço valeu a pena. Todos os dias de treino valeram a pena. Ver meu pai na arquibancada torcendo por mim, também pensei na minha mãe e no meu irmão que estavam em casa torcendo, foi um sentimento de dever cumprido”, conta a judoca, treinada pelos senseis João Derly, Milena Mendes e Daniel Pires. Ela também agradece a todos que a ajudaram a realizar a viagem.

Campeã brasileira e das Américas, em 2023, a Gabi bateu na trave ao ficar com a medalha de prata no Pan-Americano disputado em Lima, no Peru.

Experiência válida

Já Laura, que treina no Grêmio Náutico União, também da capital, com os senseis Rafael Garcia, Leandro, Carla e Alex Pombo, competiu na categoria sub-13 até 38 quilos. Ela não obteve o resultado necessário na primeira luta nem na repescagem, em duelos contra norte-americanas. A guria, que viajou sem os pais, pode não ter voltado com medalha, mas, sem dúvidas, volta com muita experiência que usará nas próximas competições.

Laura ficou com a 5ª colocação no Pan-Americano de Judô | abc+



Laura ficou com a 5ª colocação no Pan-Americano de Judô

Foto: Arquivo Pessoal

“Foi uma experiência única, um sonho realizado em representar o nosso Brasil. Foi uma honra poder participar assim tão cedo desta competição. Não trouxe a medalha, mas tive muito aprendizado tanto fisicamente quanto mentalmente, além de ter conhecido pessoas e idiomas de outros países. Agradeço a Deus, a minha família e amigos que me apoiaram. Sem eles, isso não seria possível”, diz Laura.

O evento reuniu quase 500 judocas, dentre eles 66 brasileiros. No sub-13, o Brasil subiu ao pódio 20 vezes, com sete ouros, sete pratas e seis bronzes. Já no sub-15, 25 medalhas foram conquistadas: nove ouros, seis pratas e dez bronzes. A delegação brasileira terminou a competição liderando o quadro geral de medalhas.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade