DE OLHO NA TAÇA

Será que vai? As chances de título do Inter no Brasileirão

Faltando quatro rodadas para o fim do campeonato, Colorado está a sete pontos do líder Botafogo

Publicado em: 22/11/2024 19:35
Última atualização: 22/11/2024 19:42

Com a vitória sobre o Vasco em São Januário, o Inter chegou a incríveis 15 jogos de invencibilidade. Somados os três pontos, o Colorado chegou na marca dos 62. Sete atrás do líder Botafogo. Com isso, garantiu a classificação para a Copa Libertadores do ano que vem, mas luta agora pela vaga direta na fase de grupos e, quem sabe, pelo título do campeonato por pontos corridos.

LEIA TAMBÉM: Piffero e Affatato são condenados em nova decisão da Justiça

Roger Machado concedeu entrevista coletiva após vitória do Inter sobre o VascoRicardo Duarte / Inter
Inter segue de olho no título do BrasileirãoRicardo Duarte / Inter

Na coletiva após o triunfo sobre os cariocas, o técnico Roger Machado falou sobre as chances do Inter no campeonato. “Matematicamente ainda é possível [conquistar o título]. A diferença diminuiu, mas precisamos fazer nossa parte. Desde o início, o planejamento era atingir a pontuação para a Libertadores o mais rápido possível. Isso nos daria a condição de nos manter na briga, pensando e sonhando com a possibilidade de brigar pelo primeiro lugar e pelo título. Não é proibido a gente sonhar”; disse o treinador.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Projeção

Nos quatro jogos restantes do Campeonato Brasileiro, o Inter tem pela frente o Bragantino (Casa), Flamengo (Fora), Botafogo (Casa) e Fortaleza (Fora). Os últimos três, inclusive, são confrontos diretos pelas primeiras colocações.

Se o Colorado quiser de fato colocar a mão no caneco, precisa vencer todos os jogos restantes. Com isso, pode chegar em no máximo 74 pontos. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o time que chegar nessa pontuação, tem 62% de chance de sair campeão.

SAIBA MAIS: Dispensa de gigante europeu pode abrir caminho para Inter repatriar zagueiro

O que precisa ser levado em consideração, entretanto, é a qualidade dos times que estão à frente da equipe gaúcha. O Botafogo, que tem 69 pontos, por exemplo, por mais que perca o jogo para o Inter na penúltima rodada, não pode vencer mais que uma partida das quatro que tem até o final do campeonato. Caso o contrário, vai ultrapassar os 74 pontos, que é o máximo que o Inter pode chegar.

Atualmente, as estatísticas apontam probabilidade de 0,5% para o Inter terminar na primeira colocação. Porém o foco apontado por Roger, que é a vaga direta na Liberta, já está encaminhado. Mesmo na 5ª colocação, o time já garante a classificação para a fase de grupos da maior competição das Américas. Isso porque o Flamengo, que tem vaga garantida pelo título na Copa do Brasil, é o 4º do Brasileirão, o que abre a vaga para o Colorado. Caso o Botafogo venha a conquistar o torneio continental, também se abre vaga direta para o 6º, o que facilita mais ainda a vida da equipe do Beira-Rio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas