Na noite desta quarta-feira (13) o Inter entra em campo diante do Nova Iguaçu, do Rio de Janeiro, pela segunda fase da Copa do Brasil. O confronto será em partida única no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, no Distrito Federal, a partir das 20 horas. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. Ou seja, só a vitória classifica a equipe comandada pelo técnico Eduardo Coudet para a próxima etapa da competição nacional. Na primeira fase, o clube gaúcho eliminou o ASA de Alagoas.
Campeão em 1992, quando superou o Fluminense com um pênalti marcado aos 38 minutos do segundo tempo, o Colorado só chegou perto do título novamente em duas ocasiões, em 2009 quando perdeu para o Corinthians de Ronaldo Fenômeno e em 2019 quando foi surpreendido pelo Athlético Paranaense. Em 2024, o Inter busca o bicampeonato da competição nacional que não vence há 32 anos.
As últimas 5 participações do Colorado nesta competição foram marcadas por oscilação: de vice-campeão a vexames. Confiras como foram as campanhas:
1 – 2023
Eliminado nas oitavas de final: nesta temporada o Inter entrou na Copa do Brasil na fase anterior, venceu o CSA no Beira-Rio e perdeu fora de casa pelo mesmo placar, fazendo com que a decisão fosse para as penalidades máximas. Superou o adversário pelo placar de 7 a 6, com defesa do contestado goleiro Keiller. Na fase seguinte, encontrou o América Mineiro, perdeu a partida por 2 a 0 em Minas Gerais. No jogo de volta no Beira-Rio, com a torcida mobilizada abriu 3 a 0 no coelho, mas acabou cedendo um gol e mais uma vez a decisão foi para o pênaltis. Resultado: 5 a 4 para adversário e vexame diante do seu torcedor. Foi a segunda vez caindo para os mineiros em três anos.
2 – 2022
Eliminado na primeira fase: um dos maiores vexames da história colorada foi essa edição da Copa do Brasil. Em partida única, o Inter perdeu para o Globo-RN e deu adeus cedo à competição nacional. O Colorado foi derrotado por 2 a 0 no Estádio Barretão.
3 – 2021
Eliminado na terceira fase: o Colorado caiu diante do Vitória da Bahia na primeira etapa de mata-mata da competição. O Inter venceu a partida de ida na casa do adversário por 1 a 0. Na volta, em pleno Beira-Rio foi surpreendido e superado pelo adversário após ter Pedro Henrique expulso no começo do segundo tempo, enquanto o placar ainda estava zerado. O Vitória abriu o placar, apesar da insistência não ampliou e viu o Inter empatar. Mas em seguida o time baiano ampliou e já nos minutos finais fez mais um gol. Resultado: 3 a 1 para os visitantes. Essa foi a terceira vez que o Vitória eliminou o Inter na Copa do Brasil (2004 e 2018).
4 – 2020
Eliminado nas quartas de final: nesse ano, o Inter entrou na competição nas oitavas de final. Derrotou o Atlético Goianiense pelo mesmo placar nos jogos de ida e volta: 2 a 1. Na etapa seguinte, o adversário era o América Mineiro. O Inter perdeu o jogo de ida em Minas por 1 a 0 e venceu pelo mesmo placar em Porto Alegre. Decisão foi para o penais: colorado foi superado pelo coelho por 6 a 5.
5 – 2019
Vice-campeão: Essa é uma edição que a torcida colorada não gosta de lembrar. Para a imprensa o Inter era o favorito ao título diante do Athletico Paranaense na grande final. Na primeira partida, no Paraná, o time da casa superou o Colorado por 1 a 0. Apesar do resultado negativo, clube e torcida acreditavam na virada em pleno Beira-Rio. No entanto, ainda no primeiro tempo o Inter encontrou um Furacão avassalador, que abriu o placar e aumentou o drama colorado, embora o time da casa tenha chegado ao empate e mantinha a esperança de ampliar e, pelo menos, levar a decisão para os pênaltis, já que o empate dava o título aos paranaenses. Nos minutos finais, da segunda etapa a torcida visitante já comemorava o título inédito e ainda viu o Athletico fazer mais um gol e garantir a taça.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags