abc+

HEXACAMPEÃO

Suárez marca de pênalti e Grêmio é campeão do Gauchão 2023

Tricolor vence o Caxias na Arena e chega ao seu 42º título da competição estadual

Jorge Grimaldi
Publicado em: 08/04/2023 às 15h:51 Última atualização: 01/03/2024 às 08h:26
Publicidade

Com gol de Luis Suárez, o Grêmio venceu o seu sexto Campeonato Gaúcho consecutivo ao derrotar o Caxias por 1 a 0, neste sábado (8), na Arena com mais de 50 mil pessoas. Em uma partida difícil para o Tricolor, o time de Renato Portaluppi contou com um pênalti marcado pelo VAR para garantir a vitória e manter a hegemonia no Estado. O duelo também marcou Renato Portaluppi, que completou 700 jogos (como jogador e treinador) pelo time gremista. Esse é o título de Gauchão de número 42 na história do Tricolor.

Grêmio e Caxias se enfrentam na Arena pela final do Gauchão



Grêmio e Caxias se enfrentam na Arena pela final do Gauchão

Foto: Paulo Pires/GES

 O primeiro tempo da decisão do Gauchão começou com as equipes se estudando, neste sábado (8). O Grêmio só começou a pressionar o Caxias depois dos 15 minutos. Suárez acertou o pé da trave aos 17, Caballo, aos 27, obrigou o goleiro Bruno Ferreira a fazer grande defesa. O Tricolor também chegou com perigo com Villasanti e Vina, mas o time de Renato Portaluppi não conseguiu tirar o placar do zero na Arena. Se a igualdade no marcador permanecer, a decisão vai para os pênaltis.

Etapa final

O Grêmio chegou ao gol com Luis Suárez de pênalti após o VAR ser acionado, aos 19. Do lado do Caxias, Marlon isolou a chance de empatar a partida. O Tricolor foi melhor, mas não conseguia converter as oportunidades em gol. No finalzinho do duelo, Lucas Silva balançou as redes, mas novamente o VAR chamou o árbitro. Dessa vez, para marcar uma falta gremista na origem da jogada. E ficou nisso, 1 a 0 para o Grêmio, que levantou o seu 42º troféu do Campeonato Gaúcho.

Primeiro tempo

12 min- Reinaldo sai para a entrada de Diogo Barbosa.
14 min – Cartão amarelo para Marlon.
17 min – Marlon erra na saída de bola. Vina recupera e passa para Suárez. O uruguaio, dentro da área, bate de pico e acerta o pé da trave direita do goleiro Bruno Ferreira.
22 min – Bitello toca para Villasanti quase na marca do pênalti. O volante chega batendo de esquerda e a bola vai para fora. O Grêmio chega com perigo.
27 min – Luisito arruma para Carballo na entrada da área. O camisa 8 arremata rasteiro e Bruno faz grande defesa.
36 min – Dirceu recebe amarelo em falta em Bitello.
37 min – Carballo cobra falta direto para o gol e o arqueiro grená espalma para fora.

Segundo tempo

3 min – Vini Guedes tenta de longe, mas a bola sai pela linha de fundo.
4 min – Cristaldo arrisca da entrada da área e manda por cima do gol.
5 min – Vini Guedes recebe amarelo.
7 min – Bitello cobra falta pelo lado esquerdo de ataque para assustar o goleiro Bruno. A bola pega na rede, na parte de cima da goleira, e tira o grito de gol de muitos torcedores.
8 min – Diogo Rosa é amarelado.
10 min – Peninha solta uma bomba e Adriel espalma para escanteio.
17 min – Leandro Pedro Vuaden é chamado pelo VAR e marca pênalti para o Grêmio.
19 min – Gol do Grêmio! Suárez cobra forte no canto direito do goleiro para abrir o placar.
22 min – Dudu Mandai entra pela esquerda e manda para fora.
26 min – Bruno Alves recebe cartão amarelo.
26 min – Marcelo cobra falta com perigo e Fernando desvia para o gol. Adriel rebate e a bola fica para Marlon, que isola a chance de empatar a partida.
51 min – Gustavinho recebe dentro da área, mas bate fraco e Bruno Ferreira segura tranquilo.
52 min – Gustavinho puxa contra-ataque, passa para Suárez, que serve Lucas Silva. O volante marca o segundo gol gremista. O VAR chama o árbitro para anular a partida. Houve uma falta no início da jogada.
57 min – Último lance do jogo. Marcelo cobra escanteio para área e Bruno Ferreira cabeceia. Adriel pega. E termina a decisão.

Detalhes
Sábado / 16h30 / Arena, em Porto Alegre. Árbitro: Leandro Pedro Vuaden, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Jorge Eduardo Bernardi.

Grêmio
Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo (Diogo Barbosa); Carballo (Lucas Silva) e Villasanti, Bitello (Gustavinho), Cristaldo (Bruno Uvini) e Vina (Zinho); Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.

Caxias
Bruno Ferreira; Marcelo, Fernando, Dirceu (Adriel) e Dudu Mandai; Marlon (Marciel), Vini Guedes (Vini), Peninha (Marcão), Diego Rosa (Yago) e Jean Dias; Eron. Técnico: Thiago Carvalho.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade