A partida entre Grêmio e Flamengo, com vitória gremista por 3 a 2, no domingo (22), pela 27ª rodada do Brasileirão, terminou quando o assunto se trata de dentro quatro linhas. Fora, a disputa ganhou novos capítulos. Nesta segunda-feira (23), a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pediu o clube gaúcho imagens e áudio do ocorrido.
Entenda o caso
Após ser expulso, já no túnel que dá acesso aos vestiários, o atacante rubro-negro Carlinhos, disse ter escutado ofensas racistas de um torcedor, que teria dito “macaquinho”. Baseado em um vídeo publicado pelo Jornal Lance, o clube carioca emitiu uma nota de repúdio.
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o atleta Carlinhos sofreu injúrias raciais ao deixar o campo após ser expulso na partida deste domingo (22), contra o Grêmio, em Porto Alegre. O jogador diz ter escutado imitações de macaco e, em um vídeo de uma matéria do veículo “Lance!”, ouve-se nitidamente uma voz proferindo a palavra “macaquinho”. O Flamengo apoia totalmente o atleta, repudia o ocorrido e aguarda posicionamento da CBF”, diz o posicionamento do clube carioca.
Na manhã desta segunda-feira, o Tricolor também fez um comunicado. “Diante de denúncia tão grave, o Grêmio tomou todas as providências para elucidar os fatos, pois o Clube é o maior interessado em saber exatamente o que ocorreu para aplicar as punições de forma justa.” O clube informou que identificou o torcedor, que alegou ter dito “tá brabinho?”.
À noite, a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pediu ao Grêmio que apresente gravações de áudio e vídeo sobre o ocorrido.
Leia o ofício na íntegra:
A Procuradoria de Justiça Desportiva, por seus representantes infra-assinados, no uso de suas atribuições legais vem, por meio deste, em caráter de urgência, solicitar a disponibilização, no prazo improrrogável de 5 (cinco) dias a contar do recebimento deste Ofício, de gravações de áudio e vídeo relacionadas ao incidente ocorrido no dia 22 de setembro de 2023, durante a partida entre Grêmio e Flamengo, válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena do Grêmio.
Conforme notícia amplamente divulgada na imprensa local e nacional, esta Procuradoria tomou ciência de alegado caso de injúria racial envolvendo o atleta Carlinhos, do time do Flamengo-RJ, após sua expulsão no início do segundo tempo da partida. Segundo o comunicado oficial do Flamengo, “o jogador diz ter escutado imitações de macaco e, em um vídeo de uma matéria do veículo Lance!, ouve-se nitidamente uma voz proferindo a palavra ‘macaquinho'”, fato controvertido pelo Grêmio que relata o emprego, por dois torcedores já identificados, da expressão “tá brabinho”.
Em face de possível controvérsia sobre o teor das expressões utilizadas pelos torcedores, esta Procuradoria requer que o mandante de campo apresente provas no sentido de esclarecer a natureza das expressões direcionadas ao jogador, bem como outros elementos que possam contribuir para a rápida elucidação dos fatos.
Agora, o Tricolor tem um prazo de cinco dias para mostrar as gravações. Depois disso, a procuradoria decidirá se apresenta ou não denúncia.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags