Não foi uma vitória apresentando seu melhor futebol, mas a vantagem conquistada no Rio Grande do Norte coloca o Grêmio com um pé nas oitavas de final da Copa do Brasil. Após o triunfo por 2 a 0 sobre o ABC de Natal na noite de quinta-feira (13), o técnico Renato Portaluppi falou o motivo de ter poupado o centroavante Luis Suárez e também a razão de fazer uma escalação diferente, com três zagueiros.
“Eles tinham uma bola aérea forte. Por isso joguei com os três zagueiros. Não teve tempo para treinar. Perdemos alguns jogadores, pedi para ficarem preparados. A cada jogo temos jogado com um time diferente. Mostrei para eles no vídeo a maneira que tinham que jogar. Por não ter tempo para treinar, até que se comportaram muito bem. No segundo tempo conseguimos fazer os dois gols”, explicou o ídolo gremista.
A partida de volta será no dia 27, na Arena. O Grêmio tem a vantagem do empate e pode perder por um gol de diferença que estará classificado para as oitavas de final. Uma vitória do ABC por dois gols leva a decisão para os pênaltis.
Sobre a principal contratação do Grêmio para a temporada, Portaluppi justificou a ausência de Suárez. “No domingo (9) ele tinha se queixado de dor no joelho. Jogou a final através de remédio e no dia seguinte se queixou. Então era arriscado”, revelou.
Reclamação
Renato também criticou o calendário das competições. “Não estou entendendo a CBF. Poderíamos ter jogado na quarta. Não estou entendendo o calendário. Depois coloco reservas e dizem que estou deixando o Brasileirão de lado. A tabela está nos atrapalhando. O clube tem feito um esforço grande para fretar os voos. Nem todos os jogos conseguiremos isso”, disse.
O Grêmio retorna para Porto Alegre na tarde desta sexta (14). Sem muito tempo, o time já precisa se prepara para estrear no Brasileirão no domingo, contra o Santos, às 18h30, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
LEIA TAMBÉM