Em partida adiada da 6ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio enfrenta na noite desta quarta-feira (9), em Belo Horizonte, o Atlético Mineiro. Ambas as equipes chegam com baixas, seja por jogadores suspensos, machucados ou convocados para as suas seleções, em vista que o confronto ocorre durante a data Fifa.
Como chega o Grêmio
O Tricolor, que passou boa parte da competição perto e às vezes figurando na zona de rebaixamento, vai para o confronto aliviado. Uma vitória pode consolidar a equipe na zona de classificação para a Copa Sul-Americana do ano que vem.
O principal reforço gremista para o confronto fica na beira do gramado. Renato Portaluppi volta depois cumprir quatro jogos de suspensão por retirar os jogadores do banco de reservas contra o Bahia.
Outro que pode voltar é o zagueiro Jemerson. Recuperado de lesão, o defensor deve ser o substituto de Kannemann, que nem viajou a Belo Horizonte. Rodrigo Ely completa a defesa, no lugar de Gustavo Martins, que saiu machucado contra o Fortaleza.
Na lateral direita, uma novidade no time titular. O jovem Igor Serrote vai jogar na vaga de João Pedro, que levou o 3º amarelo contra a equipe cearense e cumpre suspensão automática. A outra opção, Fabio, que voltava de lesão, foi expulso no banco de reservas do jogo na Arena, por reclamação, e também fica fora.
Villasanti e Soteldo, convocados para defender as duas seleções na disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, também são desfalques. O volante está com a seleção do Paraguai e o atacante com a da Venezuela.
Não cai mais?
O Grêmio tem a 3ª melhor campanha do returno do Campeonato Brasileiro, ao lado do Botafogo, com quase 67% de aproveitamento. Esse retrospecto recente pode significar a troca de foco do Tricolor da competição. Ao invés da preocupação com a fuga do rebaixamento, o torcedor gremista pode sonhar com uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances do Imortal cair para segunda divisão baixaram para 3% após o triunfo contra o Fortaleza. Já de classificar à Sula, subiram para 68%.
Como chega o Atlético
O Atlético, mandante da partida, pode ter até nove desfalques. Três deles foram convocados para as suas seleções. São eles o zagueiro Júnior Alonso, pelo Paraguai, o meia Alan Franco, com Equador, e o atacante Eduardo Vargas, com o Chile
Lesionados, o lateral Guilherme Arana, o meia-atacante Bernard, e os atacantes Cadu e Alisson – esse em recuperação – não jogam contra o Grêmio. Também desfalcam o time o meio-campista Zaracho, por procedimento cirúrgico, e o goleiro Éverson, que cumpre suspensão automática após ser expulso contra o Vitória, na rodada anterior.
Prováveis escalações
Atlético Mineiro: Matheus Mendes; Saravia, Lyanco, Bruno Fuchs e Rubens; Fausto Vera, Gustavo Scarpa Battaglia e Igor Gomes; Paulinho (Deyverson) e Hulk. Técnico: Gabriel Milito.
Grêmio: Marchesín; Igor Serrote, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Dodi, Pepê e Edenilson; Aravena, Cristaldo e Braithwaite. Técnico: Renato Portaluppi.
O jogo
- Quando: Quinta-feira, 19h30
- Onde: Arena MRV, em Belo Horizonte-MG
- Arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa) e Leandro Matos Feitosa (todos de São Paulo). VAR: Wagner Reway (Fifa-ES)
- Onde assistir: Premiere
LEIA TAMBÉM