LUTO NO FUTEBOL

Morre ex-atacante César, autor do gol do título do Grêmio na Libertadores de 1983, aos 68 anos

Eternizado na Calçada da Fama do Grêmio, ex-jogador estava internado no Rio de Janeiro

Publicado em: 17/09/2024 15:17
Última atualização: 17/09/2024 15:32

A terça-feira (17) ficou triste para o torcedor gremista e para o mundo do futebol. Morreu o ex-atacante César, autor do gol do título da Copa Libertadores de 1983 contra o Peñarol, no Estádio Olímpico. Aos 68 anos, ex-atleta estava internado no Rio de Janeiro. Ele enfrentava problemas de saúde em decorrência de um câncer de próstata.


César esteve na Arena em julho de 2023 para participar da homenagem aos 40 anos do título da Libertadores de 1983 Foto: Morgana Schuh/Grêmio

Em 2009, César foi eternizado na Calçada da Fama do Grêmio. O clube se solidarizou com família, amigos e torcedores. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Natural de São João da Barra-RJ, César Martins de Oliveira se destacou vestindo a camisa do América-RJ na década de 70. As boas atuações o levaram a defender o Benfica, de Portugal, onde conquistou dois campeonatos portugueses e três edições da Taça de Portugal.

Em 1983, César voltou ao Brasil para defender o Grêmio. Sua estreia foi em fevereiro na goleada de 4 a 0 sobre o Campo Grande-RJ, no Olímpico, pela Taça de Ouro. O jogador nunca se firmou no time titular, mas foi de fundamental importância na conquista da primeira Copa Libertadores.

Além de marcar o histórico gol do título, também deixou sua marca na inesquecível Batalha de La Plata, no empate em 3 a 3 com o Estudiantes, da Argentina. Fez parte do grupo Campeão Mundial que venceu o Hamburgo, em Tóquio, no Japão. Deixou o Tricolor em junho de 1984, após participar de 49 jogos e ter marcado 14 gols. Também atuou no Palmeiras, São Bento-SP e Pelotas, onde encerrou a carreira em 1987.

VEJA TAMBÉM: Como clubes brasileiros se reinventam nas redes sociais sem o X de Elon Musk?

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas