PROMESSA
Joia da base do Grêmio cobiçada por gigante europeu assina primeiro contrato profissional
Vínculo do atleta com o Tricolor vai até o final de 2027
Última atualização: 24/10/2024 20:30
O Grêmio anunciou na tarde desta quinta-feira (24) a assinatura do primeiro contrato profissional de Gabriel Mec. A promessa da base do Tricolor, de apenas 16 anos, passa a ter vínculo com o clube até dezembro de 2027.
LEIA TAMBÉM: Grêmio compra parte da dívida da Arena
"É uma sensação incrível assinar o meu primeiro contrato profissional. É mais um sonho realizado. Acredito que tudo que passei valeu a pena e, agora, é seguir trabalhando, me dedicando e dando meu melhor para dar muito orgulho para este clube e essa torcida", disse o jogador.
Interesse europeu
Em abril deste ano, o Chelsea, da Inglaterra, demonstrou interesse no jogador. Na ocasião, os blues chegaram a oferecer 24 milhões de euros (R$ 147,8 milhões), mas recuaram na negociação.
Trajetória
Gabriel Mec é natural de Campos dos Goytacazes (RJ) e chegou muito jovem ao Tricolor após ser observado pelo setor de captação do clube. Em janeiro de 2018, com apenas nove anos, realizou um período de testes e, na primeira semana, foi aprovado para integrar a Escola de Futebol do Grêmio.
Logo na primeira temporada na base do Grêmio, Mec já foi campeão Estadual com a categoria Sub-10. No ano seguinte, em 2019, com a Sub-11, foi campeão e artilheiro da Copa São Ludgero, da BGPrime e Gaúcho. Na temporada de 2020, as competições foram paralisadas por conta da pandemia. Na retomada em 2021, seu terceiro título Estadual, desta vez com a Sub-13, e campeão da BGPrime.
CONFIRA: Monsalve pode retomar titularidade contra o Atlético Goianiense
Na temporada de 2023, quando passou a ter sua rotina no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, Mec conquistou a BGPrime, a Copa Umbro, a Copa Voltaço e o EFIPAN com a categoria Sub-14. No mesmo ano, foi utilizado em categorias acima da sua idade, atuando em jogos pela Sub-15 e Sub-17. Nesta última, participou da conquista do Gauchão.
Atualmente, o atleta compõe o elenco Sub-20, comandado pelo técnico Airton Fagundes. Jogou no Brasileirão, Copa FGF e Copa do Brasil. Agora, busca o bicampeonato do Gauchão da categoria.