SÉRIE A

Grêmio tem o melhor ataque do Brasileirão, mas defesa preocupa

Quarto maior artilheiro em atividade no futebol mundial, Suárez chegou a 550 gols

Publicado em: 29/10/2023 16:05
Última atualização: 29/10/2023 16:05

O Grêmio venceu mais uma partida no Campeonato Brasileiro, desta vez com gols de Reinaldo, Galdino, Suárez e Cristaldo. A vitória por 4 a 3 contra o lanterna América-MG encerrou um jejum de quase quatro meses sem vitórias longe da Arena. E apesar de ter alcançado a terceira virada no placar em dois jogos, a defesa do time de Renato Portaluppi mais uma vez foi bastante vazada.


Apesar de Suárez, Grêmio levou cinco gols nos últimos dois jogos Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Com 50 gols marcados, o Tricolor tem o melhor ataque do Brasileirão, porém, os 45 sofridos colocam o Grêmio entre as piores defesas, atrás somente de Santos, Coritiba e o próprio América mineiro. Nos últimos cinco jogos, foram 13 bolas nas redes do goleiro Gabriel Grando. Isso sem contar um 4 a 4 recente contra o Corinthians, em São Paulo.

Em coletiva após a partida, Renato admitiu o ponto negativo e disse que um dos motivos é a falta de tempo para treinar e, consequentemente, ter entrosamento entre os zagueiros. “Toda hora é uma equipe diferente e o entrosamento não é o mesmo”, disse.

Outro ponto destacado é a ofensividade da equipe. “Em compensação, temos o melhor ataque do campeonato. Se eu tiro o atacante, vai vir a cobrança que não tomamos gol, mas também não criamos. Ou eu recuo a equipe ou, de repente, a gente vai continuar tomando gol mas vai fazer também”, afirmou.

O próximo confronto é contra o Coritiba, também fora de casa, às 20 horas de quarta-feira (1º). “São dois dias para recuperar os jogadores. O desgaste é muito grande e não tem tempo pra treinar. A gente faz o possível com o pouco tempo que tem”, destacou o treinador.

Fora de casa, Grêmio vence América por 4 a 3 pelo Brasileirão Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Luis Suárez 550 vezes

Outro marco importante na partida contra o América, é que o gol marcado pelo atacante uruguaio, Luiz Suárez, foi o 550º em sua carreira. Aos 36 anos, El Pistolero é o quarto maior artilheiro do futebol mundial em atividade, ficando atrás somente de Lewandowski, Messi e Cristiano Ronaldo.

Dono do jogo, Suárez sofreu o pênalti que originou o primeiro gol, deu assistências para os gols de Galdino e Cristaldo, e deixou sua marca aos 25 minutos do segundo tempo para empatar a partida em 3 a 3 naquela ocasião. O uruguaio recebeu lançamento de João Pedro, cortou o zagueiro e chutou de esquerda. O goleiro Jori defendeu, mas no rebote, o artilheiro chutou com força com o pé direito e deixou sua marca.

Com este, o atacante soma 22 gols com a camisa do Grêmio e 15 assistências. Restam oito partidas para o fim do Campeonato Brasileiro e para o fim do vínculo de Suárez com o Tricolor.

Os 550 gols de Suárez:

  • Nacional - 20 gols
  • Groningen - 15 gols
  • Ajax - 111 gols
  • Liverpool - 82 gols
  • Barcelona - 198 gols
  • Atlético de Madrid - 34 gols
  • Grêmio - 22 gols
  • Seleção Uruguaia - 68 gols (maior artilheiro da história)

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas