BRASILEIRÃO
Grêmio perde para o Fortaleza no Ceará e segue na zona de rebaixamento
Lucero, de pênalti, marcou o único gol da partida desta quinta-feira
Última atualização: 19/06/2024 22:56
O Grêmio foi até o Ceará e saiu da Arena Castelão com mais uma derrota no Brasileirão. Com um gol único de Lucero, de pênalti, o Fortaleza bateu o Tricolor Gaúcho por 1 a 0 na noite desta quarta-feira. O resultado negativo mantém o time de Renato Gaúcho com seis pontos na 18ª posição na tabela de classificação. Vale lembrar que a equipe gaúcha tem dois jogos a menos do que os demais clubes.
As equipes começaram se estudando, mas erraram muitos passes. A primeira finalização gremista foi só aos 11 minutos, com Rodrigo Ely. Após cruzamento, o zagueiro bateu de primeira e colocou o goleiro João Ricardo para trabalhar. Mesmo sem ser contundente, a equipe gaúcha tinha mais volume de jogo.
Em boa jogada ofensiva do Tricolor aos 28, Reinaldo recebeu no fundo e cruzou para trás. Du Queiroz chegou batendo de primeira, mas o tiro saiu por cima. A equipe de Renato Gaúcho era melhor, apesar da falta de pontaria. Na defesa, Marche ainda não havia trabalhado.
Aos 35 minutos, Tinga tentou uma bicicleta na área tricolor e a bola tomou o caminho pela linha de fundo. No entanto, houve um desvio no braço do zagueiro Rodrigo Ely. O árbitro foi chamado pelo VAR e marcou pênalti. Lucero bateu e fez, aos 41 minutos. O que estava ruim, piorou para os gremistas. Aos 44, Pepê foi expulso após carrinho no adversário.
Com a superioridade numérica, o Fortaleza quase ampliou aos 52 minutos. Breno Lopes arrancou pela esquerda e cruzou para Lucero, que serviu Pochettino. O meia soltou a bomba e Marchesín defendeu, evitando o segundo gol da equipe cearense. O Grêmio foi para o vestiário reclamando muito da arbitragem de João Vitor Gobi.
Segundo tempo
Renato voltou do intervalo com Nathan Fernandes no lugar de JP Galvão para tentar dar mais mobilidade ao ataque. Cadenciando o jogo e buscando espaços, o Fortaleza conseguiu chegar aos 4 minutos. Pochettino recebeu pela esquerda e bateu para trás. A zaga gremista tentou afastar, mas a bola sobrou para Martinez, que mandou de cabeça para o gol. A bola beijou o travessão e saiu.
Com espaço para jogar, Breno Lopes ficou com a posse no meio de campo e levou. Na entrada da área, o atacante bateu cruzado e tirou tinta da trave direita de Marche, aos 20. O Fortaleza estava mais perto de ampliar do que o Grêmio de empatar. Renato fez novas mudanças aos 21 minutos. Ele colocou Edenílson e Carballo nos lugares de Pavon e Du Queiroz, respectivamente. Minutos depois, aos 32, Nathan foi para o campo na vaga do volante Dodi. A última cartada de Renato foi a entrada de Cristaldo no lugar de João Pedro.
As mudanças melhoraram a qualidade da equipe. A chance do empate esteve no pé de Nathan Fernandes, mas o atacante desperdiçou. Aos 48, Rodrigo Ely acertou a trave. No rebote, a bola sobrou para o guri, que, livre na área, isolou.
Sem conseguir marcar, o Grêmio conheceu a sexta derrota na competição. Agora, o próximo duelo será sábado, no Gre-Nal, às 17h30, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba-PR.
O jogo
Quarta-feira (19)/ 20 horas/ Arena Castelão, em Fortaleza-CE. Árbitro: João Vitor Gobi, auxiliado por Daniel Paulo Ziolli e Gustavo Rodrigues de Oliveira (trio de São Paulo).
Fortaleza 1
João Ricardo; Tinga, Titi, Cardona e Felipe Jonatan; Pedro Augusto (Lucas Sasha), Hércules (José Welison) e Martínez (Yago Pikachu); Pochettino (Calebe), Breno Lopes (Machuca) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Grêmio 0
Marchesin; João Pedro (Cristaldo), Rodrigo Ely, Gustavo Martins e Reinaldo; Du Queiroz (Carballo), Pepê e Dodi (Nathan); Pavon (Edenílson), JP Galvão (Nathan Fernandes) e Gustavo Nunes. Técnico: Renato Gaúcho.