Em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio recebeu o Bahia neste sábado (17) no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. A derrota por 2×0, na partida que começou às 16 horas, reacendeu o alerta para a zona de rebaixamento. Com o resultado, o tricolor se manteve com 24 pontos e, embora não corra o risco de entrar no Z4 nesta rodada, pode começar a semana com a mesma pontuação dos primeiros times na zona.
LEIA TAMBÉM: Lorena é homenageada pelo Grêmio após medalha de prata nos Jogos de Paris
Já o Bahia chegou aos 38 pontos e se consolida na briga por uma vaga para a Libertadores de 2025. O tricolor baiano iniciou a rodada na sétima posição, e termina o sábado em sexto.
Escalado com um time todo reserva, com exceção de Diego Costa, que voltava de lesão, o Grêmio se viu dominado pelo Bahia durante todo o primeiro tempo. Os baianos tomaram conta do setor de meio de campo e, em uma boa atuação de Everton Ribeiro, tinham mais posse de bola.
Mas até os 15 minutos, o tricolor gaúcho conseguiu equilibrar a partida em contra-ataques perigosos, como quando Nathan Fernandes recebeu livre dentro da área e chutou para fora. O Bahia respondeu com Caio Alexandre que chutou da intermediária próximo à trave defendida por Caíque.
O tricolor baiano seguiu crescendo na partida, especialmente pelo direito de ataque e com as boas jogadas de Everton Ribeiro. Aos 27 Everaldo recebeu a bola na lateral de ataque e avançou a dribles chutando a gol. A bola pegou na trave e voltou no zagueiro gremista, mas para sorte dos gaúchos a jogada acabou nas mãos de Caíque.
A pressão baiana deu resultado já no final do primeiro tempo, quando o ex-gremista Everaldo cruzou para encontrar Thaciano dentro da área. O também ex-jogador de Grêmio cabeceou livre para dentro do gol. Era o primeiro dele na partida, abrindo o placar a favor do Bahia.
Grêmio melhor, Bahia efetivo
Durante o intervalo Renato promoveu duas alterações no ataque, sacando Nathan Fernandes e Aravena para dar lugar a Nathan Pescador e Gustavo Nunes respectivamente. As mudanças surtiram efeito e o tricolor gaúcho cresceu no jogo e criou boas chances de gol.
A melhor chance de gol aconteceu aos 20 minutos, quando Monsalve cobrou uma falta da da entrada da área, a bola bateu na barreira de voltou nos pés do meio-campo gremista que encontrou Nathan Pescador livre dentro da pequena área. O atacante buscou o canto mas o goleiro Marcos Felipe se recuperou e fez grande defesa.
Rogério Ceni também promoveu mudanças e a pressão gremista fez o Bahia acordar para o jogo. Até que aos 32 do segundo tempo, em escanteio cobrado pelo lado esquerdo da defesa gremista, Thaciano mais uma vez aproveitou para marcar de cabeça, ampliando a vantagem baiana. O jogador que teve duas passagens pelo Grêmio não comemorou nenhum dos gols feitos.
O restante da partida foi marcado pelo Grêmio avançando e criando oportunidades que não conseguiu aproveitar, mas esbarrou em uma grande partida de Marcos Felipe. Enquanto o Bahia levava perigo em contra-ataques.
Próximos jogos
Na próxima terça-feira (20) o Grêmio volta a campo, mas por outra competição. O time vai até o Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense, pelo segundo jogo válido pelas oitavas-de-final da Libertadores da América. A tendência é que os titulares poupados neste sábado voltem a campo.
Já no domingo (25) o time gaúcho tem outra importante partida pelo Brasileirão, desta vez em Santa Catarina, onde vai enfrentar o Criciúma no estádio Heriberto Hülse a partir das 16h. Os catarinenses estão na disputa com o Grêmio direta contra o Z4.
Enquanto isso, o Bahia descansa durante a semana e volta a campo apenas no domingo, para receber em casa o Botafogo em partida válida pela 25ª rodada do Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
Grêmio: Caíque, Fábio (Soteldo), Rodrigo Ely, Natã e Zé Guilherme; Du Queiroz, Pepê e Monsalve; Nathan Fernandes (Nathan), Diego Costa (Arezo) e Aravena (Gustavo Nunes)
Esquema: (4-3-3)
Técnico: Renato Portaluppi
Bahia: Marcos Felipe, Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Yago Felipe), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Carlos de Pena) e Cauly (Luciano Rodríguez), Thaciano (Iago) e Everaldo (Rafael Ratão)
Esquema: (4-4-2)
Técnico: Rogério Ceni
Arbitragem: Matheus Delgado Candançan (árbitro), Marcelo Carvalho Van Gasse, (Assistente) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Assistente)
LEIA TAMBÉM