Com um futebol de muita velocidade, o Bahia conquistou a sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro ao fazer 1 a 0 sobre o Grêmio, na noite deste sábado (27), na Arena Fonte Nova, pela quarta rodada. Com sete pontos, dorme na quarta posição da tabela, deixando o time gaúcho com seis, em sétimo.
O jogo foi marcado por fato inusitado. Aos 46 minutos do segundo tempo, quando o árbitro catarinense Bráulio da Silva Machado expulsou, por reclamação, Diego Costa do banco de reservas, o técnico Renato Gaúcho, inconformado, deixou o campo e mandou todos seus jogadores para os vestiários.
Permaneceram na beira do gramado apenas o massagista e o médico, eventualmente, para atender algum jogador que estava em campo. Ao fim do jogo, os gremistas foram para cima do árbitro, reclamando de supostos erros que teriam interferido no resultado.
Preocupado com a maratona de jogos que terá pela frente em três competições – Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores – o técnico Renato Gaúcho poupou titulares e promoveu as estreias de seus últimos reforços: o goleiro Rafael Cabral e Edenilson, volante que vem atuando como atacante.
Sentindo a vibração da torcida, o Bahia foi mais efetivo e dominou as ações no primeiro tempo, graças às trocas de bola rápidas e a grande movimentação de seus jogadores, que dificultavam a marcação adversária.
Acuado, o Grêmio levou o primeiro gol aos 16 minutos, quando Everton Ribeiro avançou até a entrada da grande área e abriu para Everaldo, do lado direito. O atacante deu um corte em Kannemann, que passou batido de carrinho, e chutou cruzado e no alto do estreante Rafael Cabral.
O Bahia ainda teve a chance de ampliar aos 22, quando Cauly chutou cruzado e a bola bateu no travessão e saiu. O Grêmio só finalizou uma vez e sem perigo. Os gremistas voltaram para o segundo tempo com três substituições. Entraram Cristaldo, Nathan Fernandes e Gustavo Nunes para as saídas, respectivamente, de Du Queiroz, Edenilson e Soteldo.
Aos poucos, o time gaúcho passou a exibir uma nova postura em campo. Porém, sem mostrar efetividade nas finalizações. O Bahia, mesmo em vantagem, não abriu mão de atacar e levou perigo várias vezes. A principal chance para ampliar aconteceu aos 24 minutos, quando Biel cruzou do lado esquerdo e Everaldo, dentro da área, chutou de primeira. Rafael Cabral saltou e espalmou, numa grande defesa.
Ficha técnica
BAHIA 1 X 0 GRÊMIO
BAHIA – Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Rezende), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Biel), Cauly (Cauly) e Thaciano (Carlos de Pena); Everaldo (Rafael Ratão). Técnico: Rogério Ceni.
GRÊMIO – Rafael Cabral; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Fábio (Zé Guilherme); Dodi, Du Queiroz (Cristaldo) e Villasanti; Edenilson (Nathan Fernandes), Diego Costa (João Pedro Galvão) e Soteldo (Gustavo Nunes). Técnico: Renato Gaúcho.
GOL – Everaldo, aos 16 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS – Gabriel Xavier e Everton Ribeiro (Bahia); Kannemann, Dodi, Rodrigo Ely e Gustavo Nunes (Grêmio).
CARTÃO VERMELHO – Diego Costa (Grêmio)
ÁRBITRO – Bráulio da Silva Machado (SC)
RENDA – R$ 1.162.668,00
PÚBLICO – 36.066 torcedores
LEIA TAMBÉM
LOCAL – Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)