FORA DO G4

Grêmio leva virada nos minutos finais e perde para o Santos no Brasileirão

Tricolor abriu o placar com Cristaldo, mas Marcos Leonardo e Julio Furch fizeram para os donos da casa neste domingo, pela 20ª rodada da competição

Publicado em: 20/08/2023 18:14
Última atualização: 20/08/2023 20:09

O Grêmio, tentando esquecer a eliminação da Copa do Brasil, foi até a Baixada Santista, para enfrentar o Santos, em crise, pela 20ª rodada do Brasileirão, neste domingo (20). Em uma partida onde as duas equipes ficaram devendo no primeiro tempo, os gols só saíram na etapa complementar, que ganhou emoção nos minutos finais. E o Tricolor saiu derrotado de virada por 2 a 1. Cristaldo abriu o placar para o time porto-alegrense, mas Marcos Leonardo e Julio Furch anotaram para os donos da casa.


Reinaldo teve atuação apagada e ainda foi expulso no segundo tempo Foto: Lucas Uebel/Grêmio


O resultado negativo deixa o Grêmio na quinta posição, fora do G4, com 33 pontos. O líder, Botafogo, tem 48, e é seguido por Palmeiras (37), Flamengo (35) e Fluminense (34). O Tricolor terá uma semana para se recuperar. O próximo jogo pela Série A será no domingo (27), contra o Cruzeiro, às 16 horas, na Arena.

A partida

A primeira finalização com perigo foi do time santista aos nove minutos. Mendoza avançou pela direita, cortou para o meio e bateu colocado. A bola saiu por cima da meta de Gabriel Grando.

O jogo estava muito disputado, mas com uma qualidade baixa, muitos erros de passe e pouca efetividade na criação das jogadas. Mesmo com a entrada de Pepê no meio de campo gremista, o Tricolor não conseguia armar boas infiltrações.

Bitello teve oportunidade de abrir o placar, aos 18, mas arrematou fraco na mão de João Paulo. Aos 32, Fábio cruzou da linha de fundo e encontrou João Pedro Galvão, que mandou de cabeça para fora.

No minuto seguinte veio a resposta santista. Marcos Leonardo recebeu na área, girou, mas foi travado na hora do chute. As duas equipes foram para o vestiário devendo muito.

Segundo tempo

A conversa com Renato Portaluppi no intervalo parece ter surtido efeito. Logo no primeiro minuto, a bola sobrou para Cristaldo na área. O meia soltou a bomba e contou com o desvio na zaga para abrir o placar.


E quase saiu o segundo aos seis. Depois de tabela de Pepê e Bitello, a bola ficou com Ferreira. O camisa 10 bateu firme da entrada da área e João Paulo fez grande defesa. A segunda etapa iniciou bem diferente do primeiro tempo.

O Santos reagiu e quase deixou tudo igual aos nove. João Basso fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Joaquim. O defensor bateu fraco e Gabriel Grando segurou tranquilo.

O nível técnico do enfrentamento melhorou. O Tricolor tinha a vantagem e o Santos precisava de um gol para ter um pouco de alívio na partida. E conseguiu.

Empate aos 17. Soteldo arrancou pela intermediária com muita liberdade e serviu Marcos Leonardo. O atacante santista bateu cruzado para vencer Grando.

Depois do placar igualado, tanto Renato Portaluppi quanto Diego Aguirre começaram a fazer alterações, mas o enfrentamento voltou a ficar truncado com poucas chances claras de gol. Os donos da casa ensaiaram uma pressão, no entanto, pecavam no último passe. Quando arriscavam de longe paravam em Gabriel Grando.

Aos 44, a defesa gremista vacilou. Mendoza ficou com a bola, armou contra-ataque e lançou Soteldo que, com tranquilidade, deixou para Julio Furch só empurrar para as redes. Ainda deu tempo do lateral-esquerdo Reinaldo ser expulso aos 46. O técnico Renato Portaluppi também recebeu cartão vermelho.

Com pouco tempo no relógio, o Tricolor não conseguiu igualar o marcador e saiu derrotado da Vila Belmiro. 

O jogo

Domingo (20)/ Estádio Vila Belmiro, em Santos-SP. Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva (FIFA-MG), auxiliado por Luanderson Lima dos Santos (FIFA-BA), e Celso Luiz da Silva (MG).

Santos 2
João Paulo; Joaquim (Rincón), Basso, Alex e Dodô; Lucas Braga (Dodi) e Rodrigo Fernández (Nonato); João Lucas, Mendoza e Lucas Lima (Soteldo); Marcos Leonardo (Julio Furch). Técnico: Diego Aguirre.

Grêmio 1
Gabriel Grando; Fábio (João Pedro), Bruno Alves, Rodrigo Ely e Reinaldo; Pepê (Ronald) e Carballo (Gustavo Martins); Bitello, Cristaldo (Everton Galdino) e Ferreira; João Pedro Galvão (André Henrique). Técnico: Renato Portaluppi.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas