abc+

COMEÇA O GAUCHÃO

Grêmio leva virada e começa o Gauchão com derrota para o Caxias no Centenário

Mais bem preparado fisicamente, time da Serra virou o jogo com dois gols no segundo tempo

Eduardo Amaral
Publicado em: 20/01/2024 às 19h:22
Publicidade

Finalistas do Gauchão 2023, Caxias e Grêmio fizeram a abertura do campeonato neste ano. Na partida, disputada neste sábado (20) no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, o time da casa conseguiu aproveitar o melhor aproveitamento físico e cresceu na segunda metade dos dois tempos da partida, conseguindo uma virada.

De virada, Caxias vence o Grêmio e estreia com o pé direito no Campeonato Gaúcho | abc+



De virada, Caxias vence o Grêmio e estreia com o pé direito no Campeonato Gaúcho

Foto: Luiz Erbes/S.E.R. Caxias

Em busca do heptacampeonato, o tricolor começou o primeiro tempo pressionando, com boas jogadas do estreante Soteldo. Nos primeiros minutos o time conseguiu impor uma certa pressão, criando chances na bola aérea. A insistência deu resultado rápido, com o zagueiro Gustavo Martins abrindo o placar aos 6 minutos após aproveitar um cruzamento na área adversária.

Só que logo após abrir o placar, o Grêmio se recolheu e chamou o Caxias para o seu campo. Além disso, o melhor preparo físico do time da Serra se mostrou decisivo para aumentar a pressão, já que a partir dos 15 minutos o clube grená começou a crescer na partida e levar perigo à defesa gremista.

Caíque foi o goleiro titular, deixando o recém-contratado Marchesín no banco e fez duas grandes defesas antes do fim da primeira etapa. Aos 33 minutos, Elyeser entrou livre na grande área e chutou rasteiro no canto oposto. O goleiro gremista fez uma grande defesa. Logo na sequência, a arbitragem assinalou impedimento do camisa 8.

Mas a pressão continuou, e aos 39 minutos Tomas Bastos cruzou para Vitor Feijão, que cabeceou rasteiro, com força e no canto e com força, como manda o manual. Atento, Caíque conseguiu buscar a bola rente à trave.

O Caxias ainda reclamou de pênaltis não marcados. O campeonato gaúcho não tem VAR, uma decisão tomada em comum acordo entre as equipes para economizar.

Veio a virada

Renato Gaúcho começou o segundo tempo trocando Galdino por Natan Fernandes. O roteiro do segundo tempo começou como no primeiro, com o Grêmio tendo mais controle de bola nos primeiros minutos e até criando algumas chances. Logo aos 7 minutos, Soteldo encontrou o jovem atacante que acabara de entrar sozinho na área.

Natan ainda dominou a bola, mas adiantou demais e perdeu o tempo e o equilíbrio. O jogador gremista pediu um pênalti, mas a arbitragem considerou lance normal.

Já no minuto seguinte o Caxias deu a primeira resposta com um chute de fora da área de Vitor Feijão, que mais uma vez obrigou Caíque a fazer uma boa defesa. Aos 15 minutos, Feijão mais uma vez chuta forte de fora área, mas desta vez o goleiro gremista cede o rebote aproveitado por Tomas Bastos, empatando a partida.

O Grêmio tentou reagir no minuto seguinte com a saída de Cristaldo para a entrada de Nathan. Sem conseguir pressionar, Renato promoveu mais uma mudança aos 24 minutos, entrando Dodi e Lucas Besozzi, que substituíram JP Galvão e Pepê, respectivamente.

Mesmo assim, o Caxias seguiu melhor, e também promoveu mudanças aos 30 minutos, com a entrada de Emerson Martins no lugar de Elyeser. No minuto seguinte, o zagueiro gremista Rodrigo Ely falhou na frente do atacante Álvaro, que partiu sozinho em meio a zaga e ficou cara a cara com Caíque. O centroavante não perdoou e marcou o gol da virada.

Aos 42 minutos, o lateral do Caxias Matheus Rocha foi expulso e o Grêmio conseguiu finalmente pressionar na parte final da partida. Contudo, a insistência não deu resultado e o jogo terminou com a vitória dos donos da casa.

Destaques

Estreante do dia, Soteldo foi o grande destaque do tricolor, com bons dribles e criando boas jogadas. Mesmo assim, ao final da partida ele reconheceu que o desgaste físico foi determinante para a derrota, mas mostrou um certo desdém à qualidade do adversário. “Ainda um pouco pesado pela pré-temporada. A gente tem que seguir trabalhando e melhorando. Perdemos porque a gente quis perder o jogo, não por mérito deles.”

Do lado do Caxias foram pelo menos dois os destaques, Feijão que atormentou a defesa tricolor, e o meia Tomas Bastos. Ao final da partida, Bastos fez uma análise mais realista do resultado. “Demoramos a entrar no jogo nos primeiros dez minutos. Depois começamos a igualar o jogo. No segundo tempo voltamos melhor, conseguimos criar mais chances e fomos merecedores da vitória.”

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade