abc+

FUTEBOL

GAUCHÃO: Grêmio leva susto, mas melhora no segundo tempo com estreantes e goleia o Santa Cruz

Tricolor fez quatro gols no segundo tempo e aplicou uma goleada de 6 a 2 no lanterna da competição

Dário Gonçalves
Publicado em: 17/02/2024 às 18h:39 Última atualização: 17/02/2024 às 20h:51
Publicidade

Os torcedores gremistas ganharam uma esperança na tarde deste sábado (17) para o restante da temporada. O argentino Cristian Pavón, anunciado menos de 24 horas antes da partida contra o Santa Cruz, fez sua estreia no segundo tempo e mudou a cara do Grêmio na partida.

Gustavo Nunes abriu o placar na Arena | abc+



Gustavo Nunes abriu o placar na Arena

Foto: Grêmio FBPA

Com um gol e duas assistências, o atacante foi o melhor em campo e garantiu a vitória com uma goleada por 6 a 2 diante do lanterna do Campeonato Gaúcho, na nona rodada da competição. Os outros gols foram marcados por Gustavo Nunes, Cristaldo, João Pedro, JP Galvão e André Henrique para o Grêmio. Pelo Santa Cruz, David e Jean Lucca anotaram.

O Grêmio abriu o placar aos 13 minutos com Gustavo Nunes, considerado uma promessa do Tricolor. Em jogada pela direita, João Pedro tocou para Galvão quase na marca do pênalti. O atacante chutou, mas a bola esbarrou na marcação. No rebote, Gustavo Nunes mandou de direita para as redes.

Menos de três minutos depois, o próprio Gustavo Nunes cruzou pela esquerda, a zaga furou e Cristaldo completou para o gol e ampliou o marcador aos 16 minutos, 2 a 0.

Aos 25 minutos, o Santa Cruz iniciou uma reação, com um golaço marcado por David. O lateral esquerdo teve liberdade para conduzir a bola e, de longe, mandou uma bomba de canhota para diminuir o placar para 2 a 1. A bola ainda bateu na trave antes de entrar. Precisando da vitória, o técnico Iarley fez duas mudanças logo em seguida. Aos 30 minutos, tirou o meia Léo Aquino e o volante Leylon e promoveu as entradas dos atacantes Pablo Bueno e Rafael Mineiro.

As mudanças surtiram certo efeito, fazendo com que o Santa Cruz começasse a ameaçar mais, principalmente com chutes de longe, facilitados pelo grande espaço deixado pelos gremistas. Contudo, a melhor chance de mexer no placar foi mais uma vez com Cristaldo. O camisa 10 tricolor dividiu com David, e mandou pra fora.

Iarley precisou fazer mais uma mudança na equipe ainda no primeiro tempo, desta vez, por lesão. Aos 40 minutos, o zagueiro Anderson Alagoano tirou para escanteio, mas acabou deixando o pé preso no gramado e o jogador caiu imediatamente sentindo dores no joelho. O camisa 3 saiu de campo de ambulância após seis minutos de paralisação. Kevlin entrou em seu lugar.

O castigo para o Grêmio chegou aos 49 minutos. Em ataque rápido, Pablo tocou para Jean Lucca. O camisa 7 chutou por cima e ainda contou com um desvio na canela de Kannemann para encobrir Marchesín e empatar o jogo.

Estreantes vão à campo

Depois de abrir 2 a 0 com facilidade, mas tomar o empate, Renato Portaluppi promoveu três mudanças no intervalo, tornando a equipe mais ofensiva. Os recém contratados Du Queiroz e Pavón substituíram Cristaldo e Galdino, e o centroavante André Henrique entrou no lugar de Geromel, enquanto Villasanti foi recuado para a zaga. O argentino teve sua primeira oportunidade aos 3 minutos. Pavón recebeu pela direita e chutou em curva, mirando o canto direito do goleiro, mas mandou pra fora.

Pressão tricolor e goleada

Pavón foi o destaque com gol e assistências | abc+



Pavón foi o destaque com gol e assistências

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Aos 8 minutos, Pavón surgiu de trás da zaga e recebeu um lindo lançamento de Pepê. O camisa 21 voou para cabecear, mas Marcelo Pitol mandou para escanteio. Na cobrança, a sobrou ficou com Du Queiroz, que finalizou rente à trave e mais um escanteio foi marcado. Após levantamento, Pavón arrematou, mas a bola saiu após desvio.

O desempate veio aos 21 minutos, justamente com Pavón. O Grêmio trabalhou a bola de um lado pro outro até que Pepê encontrou André Henrique dentro da área. Atendo, o camisa 77 ajeitou pra trás e o estreante chutou de direita para fazer 3 a 2.

O Grêmio seguiu na pressão e Du Queiroz também quase marcou após tabelar com Pavón, mas foi João Pedro quem ampliou. O lateral recebeu pela direita e acertou um bonito chute de canhota, fazendo o arco sobre Pitol. Dois minutos depois, Pavón encontrou JP Galvão sozinho dentro da área, que chutou forte para fazer o quinto. Na comemoração, o camisa 11 foi às lágrimas.

Com a vitória de 5 a 2 garantida, Renato tirou Kannemann para a entrada de Dodi e passou a jogar mais uma vez sem zagueiros de origem. Besozzi também foi para o campo na vaga de Galvão, mas o gol que fechou o placar foi de André Henrique. Em mais uma assistência de Pavón, o centroavante cabeceou na pequena área e decretou a goleada.

O Grêmio chegou aos 20 pontos e assumiu a liderança provisória do campeonato. No próximo domingo (25), o Tricolor vai ao Beira-Rio, às 16 horas, para o primeiro Grenal do ano.

O jogo

Sábado (17)/ Às 16h30/ Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Árbitro: Lucas Guimaraes Rechatiko Horn, auxiliado por Gustavo Marin Schier e Estefani Adriati Estrela da Rosa. Transmissão: Rádio ABC 103.03 FM e Pay-per-view

Grêmio
Marchesín; João Pedro, Geromel (André Henrique), Kannemann (Dodi) e Reinaldo; Villasanti, Pepê e Cristaldo (Du Queiroz); Gustavo Nunes, Galdino (Pavón) e JP Galvão (Besozzi). Técnico: Renato Portaluppi.

Santa Cruz
Marcelo Pitol; Jefferson, Alagoano (Kevlin), Thiago Sales e Jean Lucca; Leylon (Rafael Mineiro), Daniel Pereira, Léo Aquino (Pablo Bueno) e David Luis (Tairone); Tcharles (Rickelmy e Netto. Técnico Iarley.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade