TROPEÇOU
Grêmio fica no 0 a 0 contra o Fortaleza em partida em casa pelo Brasileirão
Tricolor criou as melhores oportunidades na etapa inicial, mas não conseguiu marcar e segue no meio da tabela, com oito pontos
Última atualização: 26/03/2024 21:44
Após a goleada sofrida para o Palmeiras e o empate diante do RB Bragantino em casa, o Tricolor entrou em campo neste domingo (14) para enfrentar o Fortaleza na Arena, em Porto Alegre, pensando em voltar a vencer no Campeonato Brasileiro. Só que, na prática, não foi o que aconteceu. A equipe gaúcha tropeçou e empatou por 0 a 0 com os cearenses. O resultado deixa a equipe na 11ª posição, com oito pontos, em seis partidas disputadas.
O Grêmio partiu para o ataque querendo dar um presente às mamães tricolores que compareceram em grande número nas arquibancadas para acompanhar a partida. Aos 3 minutos, Vina obrigou o goleiro João Ricardo a trabalhar.
O camisa 11 finalizou com estilo, mas o arqueiro do Leão voou para tocar com a ponta dos dedos e desviar a trajetória da bola.
Ao longo da primeira metade da etapa inicial, o confronto foi marcado pela intensidade na transição entre meio-campo e ataque das duas equipes. Tanto é que, neste período, foram duas chegadas fortes do Fortaleza com Romarinho e Lucero. Além disso, o Tricolor voltou a levar perigo com Suárez e Pepê na mesma jogada.
Após isso, o rendimento caiu um pouco. O Tricolor seguiu dominando e sempre levando mais perigo à meta cearense. Aos 38, João Ricardo espalmou a finalização de Villasanti e Bitello chega atrasado para marcar.
Pouco antes dos acréscimos, o goleiro do Fortaleza precisou fazer nova intervenção para evitar que o Grêmio largasse em vantagem. Cristaldo serviu Suárez pelo alto, que dominou com estilo, e finalizou para boa defesa de João Ricardo.
Já a etapa final começou bem diferente. Com uma postura mais organizada ofensivamente, o Fortaleza seguiu criando pouco, só que conseguiu ficar por mais tempo com a bola sob seu domínio. Isso ampliou as dificuldades de saída de jogo por parte do Grêmio.
Por conta disso, o duelo ficou mais truncado e de menos intensidade nos 45 minutos derradeiros do confronto entre gaúchos e cearenses. Tanto que sobrou apenas a bola parada praticamente.
Somente aos 16 minutos surgiu uma jogada de perigo. Após falta cobrada por Cristaldo pelo lado direito, mas faltou algum jogador gremista cabecear para marcar o primeiro gol da partida.
Depois da primeira mexida na equipe, quando Renato Portaluppi colocou Galdino na vaga de Cristaldo, o camisa 13 recebeu bom passe de Suárez, aos 22, e finalizou com perigo sobre a meta de João Ricardo.
Na sequência, aos 24, Kannemann protagonizou uma falha clamorosa na defesa e se deixou ser enganado pelo quique da bola. Yago Pikachu apareceu livre e cruzou, mas a defesa gremista conseguiu consertar colocando a bola para fora.
A partir de então, o Fortaleza começou a gostar da partida. Romarinho, aos 26, faz boa jogada pela esquerda e chuta para fora buscando o canto de Gabriel Grando. Aos 29, quem arriscou perigosamente e arrancou tinta da trave foi Pochettino.
O Fortaleza seguia em cima e aos 37 foi a vez de Pikachu fazer o goleiro gremista trabalhar e espalmar a boa finalização para escanteio.
Nos acréscimos o Grêmio se atirou para o ataque visando buscar a vitória. Nathan finalizou e João Ricardo defendeu. Aos 46, Kannemann pegou a sobra do escanteio e o goleiro do Leão salvou de novo. Fim de jogo: Grêmio 0 x 0 Fortaleza.
A partir de agora, o Tricolor mergulhará na semana do clássico Gre-Nal e antes terá pela frente o Cruzeiro, no Mineirão, na próxima quarta-feira (17), às 19h30. O confronto será válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Já no domingo (21) retorna à Arena para enfrentar o Inter, às 18h30, em jogo da sétima rodada do Brasileirão.
ESCALAÇÕES:
Grêmio
Gabriel Grando; Thomas Luciano (Gustavo Martins), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê (Zinho), Bitello (Nathan), Cristaldo (Galdino) e Vina (Mila); Luís Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.
Fortaleza
João Ricardo; Dudu, Ceballos, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre (Zanocelo), Lucas Sasha, Hércules (Yago Pikachu), Calebe (Pochettino) e Romarinho; Lucero (Silvio Romero). Técnico: Juan Vojvoda.