abc+

UM RESPIRO

Grêmio faz o dever de casa, vence o Operário e se classifica às oitavas da Copa do Brasil; veja os gols

Na manhã deste domingo, Tricolor fez 3 a 1 no time paranaense e garantiu a vaga

Jorge Grimaldi
Publicado em: 14/07/2024 às 13h:04
Publicidade

O Grêmio conquistou uma importante vitória em meio à crise por conta dos últimos resultados. Neste domingo (14), no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, o Tricolor fez 3 a 1 sobre o Operário-PR e garantiu a vaga às oitavas de final da Copa do Brasil, além de aliviar a pressão. Pavon, Galdino e Gustavinho marcaram para os gaúchos. O gol do time paranaense foi anotado por Ronaldo.

Jogadores do Grêmio comemoram em Caxias do Sul | abc+



Jogadores do Grêmio comemoram em Caxias do Sul

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio se juntou a Athletico-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, CRB-AL, Flamengo, Fluminense, Goiás, Juventude, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo e Vasco nas oitavas de final. O sorteio acontecerá nesta terça-feira (16).

A vaga rendeu uma premiação de R$ 3,465 milhões. As partidas estão previstas para serem disputadas entre os dias 30 de julho e 1º de agosto (jogos de ida) e entre os dias 6 e 8 de agosto (volta). A classificação para as quartas de final vale mais R$ 4,515 milhões.

Construção da vitória

Depois do empate sem gols no final de abril, o vencedor da partida da Serra garantiria a vaga na fase seguinte. Com isso, a partida começou com o Operário assustando. Felipe Augusto, com menos de 1 minuto, arriscou de longe. Marchesín segurou.

O Tricolor tentava trocar passes, mas não conseguia penetrar na defesa adversária. Era uma partida morna até então. Soteldo, de volta à equipe depois de disputar a Copa América, buscava jogadas pelos dois lados do campo. No entanto, quem levou perigo foi o Operário.

O Fantasma quase saiu na frente do marcador aos 13 minutos. Em jogada rápida, Pedro Lucas recebeu na área e bateu de primeira, a bola desviou em Ronaldo, e Marchesín fez boa defesa.

Tentando controlar a partida, o Grêmio foi ao ataque. Após cruzamento de Soteldo, Kannemann foi derrubado na área aos 19 minutos. Pênalti. Pavon assumiu a responsabilidade e converteu a cobrança. O relógio marcava 21 minutos.

O Tricolor foi surpreendido aos 29. Sávio cruzou da direita e Ronaldo subiu mais do que a defesa gremista para colocar a bola no canto de Marche. Não deu tempo para os paranaenses comemorar.

Aos 31, Soteldo fez ótima jogada na entrada da área e serviu Galdino, que bateu na saída do goleiro para colocar o Grêmio novamente em vantagem no placar.

Os times revezavam as idas ao ataque. De um lado, Pavon tentou de longe e Rafael segurou. Do outro, Rodrigo Rodrigues e Sávio também finalizaram de fora da área e Marche defendeu.

Quando voltou ao ataque, o Grêmio acertou a trave. Novidade do dia no lugar de Reinaldo pelo lado esquerdo, Mayk ficou com a posse dentro da área e bateu de canhota. A bola acertou a trave. No rebote, Edenílson não conseguiu alcançar, aos 43 minutos. Foi a última chance gremista na etapa inicial.

Confirmou o resultado

Na volta do intervalo, Edenilson foi substituído por Gustavo Nunes. Com a vantagem e mais ofensivo, o Tricolor quase chegou ao terceiro gol com Soteldo logo aos 3 minutos. O venezuelano recebeu na área e soltou a bomba de canhota. Rafael espalmou.

A mudança de Renato surtiu efeito aos 8 minutos. Depois de roubada de bola de Villasanti na parte central do gramado, o paraguaio acionou Gustavinho pela esquerda. O atacante invadiu a área, cortou o zagueiro e bateu colocado para fazer o terceiro gol gremista. 

O Operário não estava morto. Aos 12 minutos, o atacante Ronaldo viu Marche adiantado e tentou por cobertura, mas o goleiro estava ligado e conseguiu evitar o gol do adversário. Com o fantasma precisando do gol, o Grêmio esperava e tentava sair em contra-ataque.

Aos 28 minutos, Renato fez três mudanças para dar mais movimentação e aumentar a marcação no meio de campo. Entraram, Dodi, Carballo e Nathan Pescador. Saíram Soteldo, Pepê e Pavon. As alterações não acrescentaram tanto ofensivamente no time gremista. No setor defensivo, o time não sofreu perigo e foi fazendo o tempo passar. Renato ainda colocou Du Queiroz no lugar de Galdino, aos 43 minutos, mas o jogador pouco tocou na bola nos minutos finais do duelo classificatório.

O Grêmio volta a campo na quarta-feira (17) pelo Campeonato Brasileiro. A partida será contra o São Paulo, no MorumBIS, às 20 horas. O Tricolor Gaúcho tem apenas uma vitória nos últimos 11 jogos.

O jogo
Domingo (14)/ 11 horas/ Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa-SC), auxiliado por Thiaggo Americano Labes (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC).

Grêmio 3
Marchesín; Fabio, Geromel, Kannemann e Mayk; Pepê (Carballo), Villasanti e Edenilson (Gustavo Nunes); Soteldo (Dodi), Pavon (Dodi) e Galdino (Du Queiroz). Técnico: Renato Gaúcho.

Operário-PR 1
Rafael Santos; Sávio, Joseph, Willian Machado e Pará; Jacy (Vinícius Diniz) e Índio; Pedro Lucas (Marco Antônio), Rodrigo Rodrigues (Maxwell) e Felipe Augusto (Cirino); Ronaldo (Pira). Técnico: Rafael Guanaes.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade