BRASILEIRÃO
Grêmio derrota o Fluminense de virada na reestreia de Luan e volta ao G4; veja os destaques do jogo
Cano abriu o placar para o time carioca, mas Bitello e Ferreira garantiram a vitória do Tricolor gaúcho
Última atualização: 13/08/2023 20:04
Em uma partida bem movimentada na tarde deste domingo (13) na Arena, o Grêmio levou a melhor sobre o Fluminense e venceu por 2 a 1 de virada, em partida válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo contou com retorno aos gramados com a camisa gremista do meia Luan.
Cano abriu o placar para os visitantes. Bitello e Ferreira viraram para os donos da casa, que chegaram aos 33 pontos e entraram novamente no G4. Agora, a diferença para o líder Botafogo, que venceu o Inter no sábado (12), é de 14 pontos.
Um enfrentamento franco entre o Tricolor gaúcho e o carioca. Precisando do resultado para afastar a má fase e não deixar o Botafogo se distanciar ainda mais, o Grêmio foi para cima e teve a primeira oportunidade com menos de um minuto de bola rolando.
Reinaldo cobrou lateral na área, Ronald escorou e Bitello mandou de cabeça por cima da meta do goleiro Fábio. Não demorou para o time carioca tentar abrir o placar. Aos dois minutos, Keno recebeu na entrada da área e chutou colocado. Grando segurou. Marcelo, aos quatro, bateu cruzado, mas ninguém chegou para empurrar para as redes.
Organizado e pressionando, o Fluminense teve nova chance aos oito. Cano arrematou de dentro da área. Um chute cruzado, rasteiro, e Grando mandou para escanteio. Na sequência do escanteio na área, Marlon aproveitou o bate e rebate e finalizou para mais uma defesa do arqueiro gremista.
Vendo o time do Rio de Janeiro ameaçando mais, os donos da casa responderam com Ferreira. Aos 13, o atacante recebeu na meia-lua e bateu fraco no canto. Fábio pulou para defender. Cinco minutos depois, aos 18, não teve jeito. Keno fez boa jogada na linha de fundo e achou Germán Cano para escorar e abrir o placar. Foi um ótimo início da equipe de Fernando Diniz.
Atrás no placar, o time de Renato Portaluppi não se abateu e foi buscar o empate. Suárez achou Bitello na área e o camisa 39 bateu por baixo para vencer Fábio e deixar tudo igual. Bitello voltou a marcar após oito partidas. O relógio marcava 24 minutos. A pressão mudou de lado.
Na última volta do ponteiro no tempo regulamentar, aos 45, veio a virada. O Fluminense errou na saída da defesa. O Grêmio recuperou a posse e em boa trama do ataque, a bola ficou com Ferreira pela direita. O atacante bateu cruzado para anotar o segundo gol gremista.
VAR em ação
O segundo tempo começou com os donos da casa buscando o terceiro. Logo aos 7 minutos Suárez tentou de fora da área e Fábio pegou tranquilo. Um minuto depois, Arias carregou e bateu da meia-lua, a bola passou raspando a meta de Gabriel Grando.
Comparado ao primeiro tempo, o ritmo do jogo caiu levemente, mas seguiu sendo bem disputado. Não foi à toa que o VAR precisou analisar dois gols. Um de cada lado. Primeiro, aos 27 minutos, Cano mandou para o fundo das redes. O árbitro de vídeo interferiu e assinalou impedimento de Keno no início da jogada.
Aos 31, foi a vez do VAR anular um gol gremista. Reinaldo recebeu de Suárez pela esquerda e cruzou. Martinelli tentou cortar e fez contra. Porém, o uruguaio foi pego em posição irregular. O El Pistolero levou o terceiro amarelo e desfalcará o time na partida contra o Santos, válida pela 20ª rodada.
Aos 41 minutos: o retorno. O meia Luan entrou em campo com a camisa 7 gremista para euforia de quase 38 mil torcedores presentes na Arena. A última vez que o jogador atuou pelo clube porto-alegrense foi em outubro de 2019.
Nos minutos finais, o Tricolor carioca tentou buscar o empate de qualquer maneira, mas era freado pelo bom posicionamento da defesa e também em Grando, que trabalhou com segurança quando foi solicitado.
O Tricolor gaúcho saiu de campo com a vitória após uma boa partida de recuperação, o que renova o ânimo do torcedor para o duelo de volta da Copa do Brasil, na quarta-feira (16), contra o Flamengo, no Maracanã.
Nos primeiros 90 minutos, o time gremista foi derrotado por 2 a 0, e agora precisará reverter esta vantagem dos Rubro-Negros.
O jogo
Domingo (13)/ Arena, em Porto Alegre. Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE), auxiliado por Kleber Lucio Gil (SC) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE).
Grêmio 2
Gabriel Grando; Fábio (João Pedro), Rodrigo Ely, Bruno Alves e Reinaldo; Ronald (Lucas Besozzi) e Villasanti; Bitello (Luan), Ferreira (Gustavo Martins) e João Paulo Galvão (Pepê); Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.
Fluminense 1
Fábio; Samuel Xavier, Nino, Marlon (Leo Fernández) e Marcelo (Diogo Barbosa); André e Daniel (Martinelli); PH Ganso (Yony González), Jhon Arias e Keno; Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz.