O sonho do heptacampeonato segue vivo. O Grêmio fez 3 a 2 sobre o Caxias ontem à noite, na Arena, no duelo de volta da semifinal do Campeonato Gaúcho e garantiu a segunda vaga na final do Gauchão. Mesmo com a vantagem de poder empatar, o grupo comandado por Renato Portaluppi conquistou a vitória, que parecia fácil no primeiro tempo, mas que acabou com sustos no final.
Diego Costa, duas vezes, e Cristaldo, fizeram para os mandantes. Vitor Feijão e Tomás Bastos descontaram. Agora, o Tricolor vai disputar o título contra o Juventude nos dois próximos sábados, 30 de março e 6 de abril.
A partida começou equilibrada, com as equipes trocando passes e tentando achar espaços. Havia muita disputa na parte central do campo. Aos 10 minutos, Gabriel Silva avançou pelo meio e, da intermediária, arriscou. A bola saiu à esquerda de Caíque.
A primeira finalização do Tricolor foi com Diego Costa, que aproveitou escanteio e mandou de cabeça para fora, aos 19 minutos. No minuto seguinte não teve jeito. Pepê lançou Pavon pela direita. O argentino bateu cruzado e Diego Costa empurrou para o gol, ampliando a vantagem gremista: 1 a 0.
Substituto de Geromel, que sentiu no treinamento de segunda-feira, Rodrigo Ely quase fez o dele. Aos 22, após cobrança de escanteio de Cristaldo, o zagueiro testou firme e fez Fabian Volpi espalmar o perigo.
O segundo não demorou para sair, deixando o caminho para a final mais perto.
Aos 29, Diego Costa passou para Gustavo Nunes na linha que divide o campo. O meia avançou e tocou para Cristaldo que, na meia lua, dominou, entrou na área e bateu no canto: 2 a 0.
Controlando o jogo, a equipe de Renato Portaluppi ainda marcou o terceiro na primeira etapa. Aos 38 minutos, João Pedro cruzou na medida para Diego Costa. O camisa 19 dominou no peito e tirou do goleiro com muita tranquilidade. Golaço: 3 a 0.
Abatidos, os jogadores do Grená tentaram uma reação aos 40 minutos. Novamente com uma finalização de longe. Desta vez, Elyeser soltou a bomba e Caíque teve que se jogar no canto esquerdo para mandar para escanteio.
Antes do intervalo, Pepê precisou ser substituído por conta de um choque de cabeça. Du Queiroz foi para o campo. Já nos acréscimos, aos 48, o lateral-esquerdo Mayk acertou um chute na cara do atacante Álvaro. O árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima expulsou o gremista.
Reta final
Com um jogador a mais, o Caxias foi para cima e diminuiu aos 15 minutos. Após escanteio, a bola foi desviada na primeira trave, Caíque não segurou e Vitor Feijão só escorou para marcar. O Grená levava bastante perigo, principalmente nas bolas paradas. O time de Argel Fuchs ensaiou uma pressão na reta final.
Com a lesão de Gustavo Nunes, Renato colocou o meia Soteldo. O venezuelano retornou de lesão. Dodi também entrou. Saiu Pavon.
Feijão teve mais uma oportunidade de marcar. Aos 31 minutos, em jogada parecida com o primeiro gol, Caíque espalmou nos pés do jogador do Caxias, mas a finalização foi na rede pelo lado de fora. Foi uma grande chance.
Aos 35, Caíque segurou firme o chute de Lustosa. A pressão surtiu efeito. Tomás Bastos aproveitou rebote após defesa de Caíque e marcou o segundo do time da Serra, aos 36. O Caxias ainda criou outras chances, mas não conseguiu superar a defesa tricolor. E a vaga foi confirmada.
O jogo
Terça-feira/ Arena, em Porto Alegre. Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima, auxiliado por Mauricio Coelho Silva Penna e Otavio Legramanti.
Grêmio
Caíque; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Mayk; Villasanti, Pepê (Du Queiroz) e Cristaldo (Wesley Costa); Gustavo Nunes (Soteldo), Diego Costa (André Henrique) e Pavon (Dodi). Técnico: Renato Portaluppi.
Caxias
Fabian Volpi; Marcelo, Jean Pierre (Matheus Rocha), Cézar Henrique e Dudu Mandai; Barba, Elyeser (David Lustosa), Emerson Martins (Vitor Feijão) e Tomas Bastos; Gabriel Silva (Robinho) e Álvaro (Joel). Técnico:Argel Fuchs.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags