Dono da melhor campanha no campeonato, o Grêmio conquistou neste sábado (8) o seu hexacampeonato Gaúcho, o 42º título da competição na história, e manteve a hegemonia no Rio Grande do Sul – essa é a terceira vez na história que o Tricolor vence seis títulos consecutivos (1962, 1963, 1964, 1965, 1966, 1967, 1968 / 1985, 1986, 1987, 1988, 1989, 1990 / 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023). Com 51.556 pessoas na Arena, maior público do estádio em 2023, o time de Renato Portaluppi sofreu, mas conseguiu bater o Caxias por 1 a 0. O gol da vitória foi marcado pelo uruguaio Luis Suárez em cobrança de pênalti. A penalidade foi marcada com o auxílio do VAR.
Os dois times começaram se estudando. O Grêmio teve a primeira grande chance da partida aos 17 minutos. Suárez recebeu de Vina após erro na saída de bola da defesa do Caxias. O uruguaio ajeitou e mandou de bico. A bola beijou a trave direita do goleiro.
O Tricolor cresceu na partida e chegou com perigo em outras oportunidades. Villasanti mandou para fora e Carballo obrigou o goleiro Bruno Ferreira a fazer grande defesa. Já na parte final do tempo inicial, a intensidade da equipe de Portaluppi diminuiu.
Etapa complementar
Os torcedores já estavam apreensivos na volta do intervalo. Ambos os times tentaram em arremates de longa distância. Sem sucesso. De falta, Bitello mandou na rede, mas pelo lado de fora, tirando o grito de uma parte do estádio. Aos 10, o time de Thiago Carvalho chegou com Peninha, que soltou a bomba e parou em Adriel.
O lance crucial na partida veio aos 16 minutos. Luisito caiu na área e pediu pênalti. O jogo seguiu e Vina desperdiçou a chave. Quando a jogada parou, o VAR chamou o árbitro Leandro Pedro Vuaden, que assinalou penalidade na jogada anterior.
“El Pistolero” foi para a cobrança e bateu forte no canto direito do goleiro para estufar as redes e explodir a Arena, aos 19. Com a vantagem, o Grêmio soube administrar e segurar o ímpeto do Caxias, que desperdiçou uma ótima chance com Marlon. Aos 26, Marcelo mandou falta para a área e contou o desvio de Fernando. Adriel rebateu. A bola sobrou para o camisa 5 que, sozinho, mandou a oportunidade de empatar para fora.
Já nos minutos finais, aos 52, o Grêmio saiu em contra-ataque, Gustavinho passou para Suárez, que cruzou para Lucas Silva ampliar o placar. Porém, no início da jogada houve uma falta. O VAR novamente foi acionado e anulou o gol por causa de uma infração.
No lance final da partida, na emoção, o Grená cobrou escanteio na área. O goleiro Bruno Ferreira cabeceou no ângulo e Adriel estava lá para garantir o hexacampeonato gremista.
Vale ressaltar a boa campanha do Caxias no Gauchão. O time da Serra perdeu apenas duas partidas no Estadual (na primeira rodada e na última partida do campeonato), as duas para o Grêmio.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags