abc+

SÉRIE B OU SULA?

Estatísticas são favoráveis, mas Grêmio segue em alerta no Brasileirão

Apesar das atuações abaixo do esperado, matemática aponta que Tricolor tem apenas 8% de chance de ser rebaixado

Publicado em: 02/10/2024 às 19h:24 Última atualização: 02/10/2024 às 19h:45
Publicidade

O Grêmio voltou a ligar o alerta no Campeonato Brasileiro, após derrota no último dia 25 para o Criciúma, por 2 a 1, na Arena. Apesar do susto e das recentes más atuações, o ponto conquistado no empate de sábado contra o Botafogo, em Brasília, tranquilizou novamente o torcedor tricolor. Outro fator que acalma os gremistas é o aproveitamento no segundo turno, que coloca o time entre os primeiros colocados, levando em consideração apenas a segunda parte da competição.

LEIA TAMBÉM: Referência no Grêmio, zagueiro Pedro Geromel anuncia aposentadoria dos gramados

Renato Portaluppi | abc+



Renato Portaluppi

Foto: LUCAS UEBEL/GRÊMIO

No primeiro turno do Brasileirão, o Tricolor conquistou apenas 15 pontos em 19 partidas, um aproveitamento de pouco mais de 27%, que deixou o time no Z4, na 17ª colocação. Já no returno, o aproveitamento é de quase 63%, o 5º melhor do recorte. Em nove rodadas, o clube soma 17 pontos, dois a mais que em toda a primeira metade da competição nacional.

Hoje, olhando a zona de rebaixamento pelo retrovisor, o gremista já pode sonhar com a classificação do time para alguma das competições internacionais. Segundo o Departamento de Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), a chance do Tricolor jogar a Série B em 2025 está na casa dos 8%, enquanto a de classificar para a Copa Sul-Americana, entre os 12 primeiros, é de quase 52%.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Vale lembrar que a cota para para as competições continentais pode aumentar, se clubes brasileiros conquistarem a própria Sul-Americana ou a Libertadores, ou se algum dos primeiros colocados erguerem a taça da Copa do Brasil.

Mesmo com as estatísticas a favor, é importante que o time siga pontuando, apesar da sequência difícil que ainda tem pela frente, para chegar na casa dos 43 pontos. Essa pontuação pode funcionar como uma “nota de corte” para o rebaixamento, já que, segundo o IFMG, quem chegar nessa marca tem apenas 10% de chance de cair de divisão em 2024.

FAÇA PARTE: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

O jogo contra o líder no último final de semana foi o primeiro de três confrontos duríssimos do Tricolor no Brasileirão. Nesta sexta-feira, o time recebe o Fortaleza, às 21h30, e no sábado (19) joga o Gre-Nal, no Beira-Rio. Depois disso, o clube tem dois confrontos diretos, contra Atlético Goianiense, em casa, e Fluminense, fora.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade