A Arena do Grêmio abriu as portas para um mutirão social para auxiliar família atingidas pelas cheias. A ação começou na quinta-feira e segue nesta sexta-feira (7) e no sábado (8), das 9h às 17h, e busca atender os moradores dos bairros Anchieta, Farrapos e Humaitá que foram afetados pelas enchentes, oferecendo uma ampla gama de serviços gratuitos à comunidade. O acesso ao mutirão será realizado pela Rampa Oeste da Arena.
O presidente da Arena do Grêmio, Mauro Araújo, destaca a importância da iniciativa. “Vamos abrir nossas portas para ajudar a comunidade, seguiremos trabalhando na limpeza e manutenção de forma intensiva, mas é fundamental que possamos ajudar as pessoas que residem no entorno da Arena.”
O presidente do Grêmio, Alberto Guerra, lembra que “o Grêmio sabe da responsabilidade que tem com os bairros do entorno da Arena e que o clube vai atuar sempre em defesa dos interesses e das necessidades dos moradores da comunidade”.
“Eu vim fazer a segunda via da minha carteira de identidade e para isso vou precisar também da certidão de casamento. Agora que conseguimos entrar no nosso atelier de costura para tirar o maquinário e tentar recuperá-lo. Isso que estão nos oferecendo é uma ajuda enorme, diante de tanta perda”, diz Gisele, 40 anos, moradora da Vila Farrapos, que teve sua casa e o seu negócio submersos na água durante 25 dias.
Os moradores também têm acesso a serviços de regularização de CPF, assistência à saúde (incluindo vacinação), reimpressão emergencial de documentos de identidade e entrega de ração animal, vermifugação e chipagem de cães e gatos, entre outros.
O mutirão é organizado pela Arena, Grêmio e Exército Brasileiro. Também participam Poder Judiciário Estadual, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ministério da Saúde, Ministério Público Estadual, Receita Federal, Prefeitura de Porto Alegre, Defensoria Pública do Estado e da União, Registradores Civis de Porto Alegre, Organização Internacional para as Migrações, Agência da ONU para Refugiados, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira. A organização é do Comando Conjunto da Operação Taquari 2, coordenado pelas Forças Armadas do Brasil.
Serviços que serão oferecidos
– Atendimento de demandas relativas a questões criminais, direito à saúde e meio ambiente;
– Serviços de assistência à saúde, incluindo vacinação e promoção à saúde;
– Orientação e assistência jurídica;
– Regularização do CPF;
– Reimpressão emergencial de segunda via da carteiras de identidade;
– Entrega de ração animal, vacinação, vermifugação e chipagem de
cães e gatos;
– Vacinação e orientação sobre os direitos da criança e do
adolescente;
– Atividades de promoção de higiene;
– Informação e assistência a pessoas refugiadas e apátridas;
– Assistência a migrantes, com apoio na documentação;
– Atendimento médico e assistência religiosa;
– Orientações sobre benefícios sociais do Estado;
– Emissão de segundas vias de certidão de nascimento e de casamento, além de serviços da Justiça Itinerante.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags