O Novo Hamburgo fez sua parte e venceu o Barra/SC na tarde deste domingo (21), no Estádio do Vale, e garantiu a classificação à próxima fase (que antecede as oitavas) do Campeonato Brasileiro Série D. O Anilado chegou aos 18 pontos, na quarta colocação, e avançou junto a Cianorte/PR, Brasil e Avenida. De cabeça, Ricardo Talheimer marcou o gol da vitória.
Em um primeiro tempo com poucas oportunidades, a melhor delas saiu dos pés de Leandro Córdova, aos 10 minutos de jogo. A equipe do Barra havia parado pedindo que a bola fosse jogada para fora para atendimento do camisa 11, Marcelinho, que se machucou sozinho ao tentar um chute pro gol. O Noia aproveitou e lançou Córdova, que invadiu a área pela esquerda, cortou para o meio e, de perna direita, buscou um arco. Mas a bola saiu à direita do gol defendido por João Lopes.
Leia também: Grêmio volta a vencer após sequência de três derrotas consecutivas
Já nos acréscimos, Uesley Gaúcho roubou a bola no ataque e chutou da entrada da área. A bola bateu na mão do zagueiro Vitão, mas por estar colada ao corpo e junto à barriga, o juiz nada marcou. O lance gerou reclamação por parte do Novo Hamburgo, mas ficou nisso.
Drama e vitória
Em Pelotas, o Brasil já vencia o Concórdia por 2 a 0, fazendo com que fosse preciso somente uma vitória simples do Novo Hamburgo para também avançar. E aos 9 do segundo tempo, o Noia teve uma grande chance de abrir o placar. Dinei lançou Córdova, que foi derrubado na área por Vitão e dessa vez, o árbitro não teve dúvidas e marcou pênalti para o Anilado. O próprio Córdova foi pra bola, mas desperdiçou chutando na esquerda, para defesa do goleiro do Barra.
Com o empate, o jogo encaminhava-se para o fim e a apreensão tomava conta da torcida. pois só os três pontos dariam a classificação ao Anilado. O gol da vitória saiu aos 35 minutos. Em cobrança de escanteio, Ricardo Talheimer subiu mais alto que todo mundo e, de cabeça, se tornou o herói do jogo ao marcar 1 a 0 para o Novo Hamburgo e garantir a classificação à próxima fase da Série D. O Anilado enfrentará o Maringá/PR na próxima fase da competição nacional.
O jogo
Domingo (21)/ Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO), auxiliado por Leirson Peng Martins (RS) e Cassio Pires Dornelles (RS).
Novo Hamburgo
Breno; Dinei (Aly), Santiago, Ricardo Thalheimer e Pablo (João Scarduelli); Uesley Gaúcho e Silas; Filipe Fraga (Anderson Tanque), e Barbieri; Leandro Cordova (Jr. Sergipano) e Édipo (Dionathã). Técnico: Lucas Isotton.
Barra
João Lopes; Vitão, Natan, Guedes (Jacó) e João Miguel; Álvaro (Adilson Bahia), Douglas (Murilo Cavalcante) e Vavá; Thiaguinho (Roldan), Marcelinho e Alex Henrique (Gabriel Lyra). Técnico: Felipe Surian.
LEIA TAMBÉM