abc+

ANILADO REBAIXADO

Novo Hamburgo sofre gol no final da partida e é rebaixado após 20 anos na elite do Gauchão

Partida entre Avenida e São José havia atrasado devido a confusão entre Brigada e torcedores, mas acabou definindo os rebaixados

Eduardo Amaral
Publicado em: 02/03/2024 às 18h:58 Última atualização: 06/06/2024 às 20h:22
Publicidade

Já passavam dos 40 minutos do segundo tempo e o Novo Hamburgo vivia seu melhor momento na partida, disputada no Estádio do Vale, quando o Caxias surpreendeu e abriu o placar no jogo válido pela última rodada da primeira fase do Gauchão 2024. Os times entraram em campo às 16h30. O resultado de 1 a 0 para o Caxias rebaixou o Novo Hamburgo após 20 anos ininterruptos na elite do Estado.

Depois de 20 anos na elite do futebol estadual, Novo Hamburgo vai disputar a segunda divisão do Campeonato Gaúcho em 2025 | abc+



Depois de 20 anos na elite do futebol estadual, Novo Hamburgo vai disputar a segunda divisão do Campeonato Gaúcho em 2025

Foto: Paulo Pires/GES

Mesmo com menos volume em campo durante o segundo tempo, o Caxias foi quem marcou o único gol da partida. 

Foi após escanteio cobrado por Tomas Bastos, que desviou no hamburguense Filipe Fraga. No entanto, ao final da partida o atleta do Caxias disse que o juiz daria o gol para ele na súmula, sendo assim um gol olímpico.

Com o resultado, o Anilado ficou no aguardo do final da partida entre Avenida e São José, disputada no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. Devido a uma confusão nas arquibancadas, a partida demorou para finalizar, mas ficou no 0 a 0. Assim, o Noia foi rebaixado. 

A partida

O primeiro tempo no Estádio do Vale foi de poucas chances de gol de ambas as partes. Na melhor oportunidade do Caxias, o atacante Feijão recebeu por trás da defesa do Novo Hamburgo e girou em cima da zaga se livrando da marcação. De frente para o goleiro, o atacante do Caxias chutou rasteiro no canto direito, mas Maticoli fez uma grande defesa com o pé e impediu o gol adversário.

Mesmo com um pouco mais de volume de jogo, o Caxias não conseguia criar boas chances de gol. Após a parada técnica, em razão do forte calor com temperaturas acima dos 30°C, o jogo voltou um pouco mais agressivo, resultando em dois cartões amarelos aos 38 para o lateral Raí, do Novo Hamburgo. Dois minutos depois, foi a vez do volante Geilson do Caxias ser amarelado.

Ao final do primeiro tempo, os capitães das duas equipes mostraram uma leitura semelhante em relação ao que era preciso melhorar. “A gente tem que colocar a bola mais no chão, o jogo está muito truncado e com muita bola dividida, a gente tem que colocar a bola no chão para buscar o gol”, avaliou Robson.

Emerson Martins, capitão do Caxias, apontava para o mesmo caminho do adversário. “Tem que colocar um pouco a bola no chão, a gente está com ligação muito direta”. Em paralelo a partida disputada no Estádio do Vale, todas as outras equipes do Campeonato também estavam em campo.

Por volta dos 30 minutos a vida do Novo Hamburgo começou a mudar, mesmo sem interferência direta. Primeiro com o São José, que marcou aos 31 minutos na partida contra o Avenida, mas o gol foi anulado. O Avenida era, naquele momento, o primeiro time rebaixado apenas a dois pontos de distância do Novo Hamburgo, e recebeu o Zequinha no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul.

No outro extremo, a notícia foi negativa com o gol de pênalti do São Luiz. O volante Gabriel abriu o placar na partida disputada no Estádio 19 de Outubro, onde recebia o já rebaixado Santa Cruz. Recém campeão da Recopa Gaúcha, o time de Ijuí começou a rodada na oitava colocação, apenas um ponto a mais do que o Novo Hamburgo que começou na nona posição.

Pressão no segundo tempo

Se faltava ímpeto no primeiro tempo, o segundo mostrou um Novo Hamburgo melhor organizado e conseguindo criar oportunidades em sequência. Em menos de três minutos, o time chegou três vezes com chances claras de gol. Os dois times fizeram suas substituições antes dos 15 minutos. No Caxias entraram aos 11 minutos o atacante Álvaro, o meia Galvan e o lateral esquerdo Peu, substituindo respectivamente o volante Elyeser, o atacante Vitor Feijão e o lateral esquerdo Dudu Mandai.

Já do lado do Novo Hamburgo, Edinho Rosa fez apenas uma mudança, tirando o atacante Patrick Maranhão para a entrada do meio-campo Filipe Fraga. No mesmo minuto, Peu falhou na saída de bola, que sobrou para Anderson Tanque entrou pela direita e chutou cruzado, mas a bola foi para fora.

Dois minutos depois foi a vez de Guilherme Garré ter sua chance, após dominar dentro da grande área e finalizar. Mas a bola subiu demais, sem levar perigo ao Caxias. Aos 16, Luam Parede fez a melhor jogada até então, dominando do lado esquerdo da grande área e buscando o ângulo cruzado. A bola passou raspando o travessão.

O Novo Hamburgo seguiu criando boas chances, em uma bola trabalhada dentro da área, Parede fez um corta luz e a bola sobrou para Filipe Fraga, que finalizou rasteiro de dentro da área, obrigando o goleiro Fabian Volpi a fazer uma grande defesa.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade