EM PORTO ALEGRE
Noia é dominado na Arena e perde para o Grêmio, líder do Gauchão
Novo Hamburgo resistiu durante o primeiro tempo, mas no início do segundo sofreu dois gols
Última atualização: 08/02/2024 18:22
O Esporte Clube Novo Hamburgo (ECNH) foi até Porto Alegre para enfrentar o Grêmio na Arena, nesta terça-feira (6), pela sexta rodada do Campeonato Gaúcho. A equipe hamburguense conseguiu resistir no primeiro tempo e levou o empate sem gols para o vestiário, porém, logo na volta do intervalo, com as mudanças de Renato Portaluppi, o Tricolor foi eficiente e furou o bloqueio anilado para construir a vitória. André Henrique e JP Galvão, de pênalti, marcaram no triunfo gremista por 2 a 0.
Com a vitória, o Grêmio segue como líder do Gauchão após vencer cinco seguidas e agora soma 15 pontos. Já o Novo Hamburgo, com oito, está em quinto.
O duelo começou com o Grêmio comandando as ações, tocando a bola e tentando achar espaços. O Noia se defendia bem, sem deixar os donos da casa chegarem na área. A primeira finalização foi gremista. Aos 13 minutos, Pepê pegou sobra de bola na intermediária e arriscou. Maticoli fez a defesa em dois tempos no centro do gol. Seria o início de uma grande partida do goleiro.
Gostando do jogo e sem sofrer ameaças do Novo Hamburgo, Cristaldo levou perigo aos 24, com uma bomba da entrada da área. Pegou o goleiro do Noia. No mesmo minuto, após recuperar a posse, Reinaldo lançou Nathan Fernandes pela esquerda. O zagueiro Marcão não cortou e a bola ficou limpa para o camisa 32, que tentou driblar o goleiro, mas Maticoli conseguiu parar o atacante do Grêmio.
Aos 26, em disputa de bola no meio de campo, o zagueiro Islan sentiu dores no joelho e precisou ser substituído. Santiago entrou. Aos 27 foi a vez de Pepê arriscar novamente de longe. Maticoli foi obrigado a se esticar para fazer a defesa no canto esquerdo.
O enfrentamento ficou pegado, com muitas faltas e lesões. Aos 33, Fabio precisou de atendimento médico por ter o supercílio cortado. Ele acabou sendo substituído por João Pedro.
Jogando no campo de defesa, o Noia chegou no ataque só aos 36 minutos. Após cruzamento da direita, o lateral-esquerdo Raí apareceu no segundo poste para mandar de cabeça para o gol. A bola foi pela linha de fundo. Com a bruxa solta na Arena, mais um jogador precisou ser substituído. O volante Patrick saiu para a entrada de Christian, aos 38.
A maior esperança do Anilado, o meia Garré, não fez um bom primeiro tempo. O camisa 10 errou muitos passes e não conseguia fazer a ligação com o centroavante Édipo. Pelo Grêmio, as principais jogadas passavam pelos pés do jovem Nathan Fernandes.
Maticoli fez mais uma grande defesa aos 47 minutos. Nathan Fernandes, na meia-lua, achou um passe por elevação para Cristaldo. O camisa 10 gremista bateu, mas o goleiro do Novo Hamburgo, com a perna, evitou o que seria o primeiro gol da partida.
Já aos 51, a bola passou por Maticoli e beijou a trave. Cristaldo cruzou da direita e Nathan Fernandes mandou de cabeça para o gol, acertando o poste. No rebote, na pequena área, o camisa 32 furou.
Se o Novo Hamburgo foi para o vestiário no intervalo com a igualdade no marcador é graças ao goleiro Lucas Maticoli e também à trave.
Gols
Na volta para o segundo tempo, o Tricolor voltou com Nathan e André Henrique nos lugares de Cristaldo e Galdino, respectivamente. No Anilado, entraram Erick Bahia e Luam Parede, nas vagas de Fraga e Édipo. Com a mudança, Edinho deixou a equipe mais ofensiva ao tirar um volante e colocar um meia.
Mas a alteração que surtiu efeito foi a de Renato. Logo aos três minutos, pela direita, João Pedro cruzou para André Henrique, que dominou e mandou com a parte de fora do pé, com efeito, para abrir o placar. Golaço na Arena. Não demorou muito para o Tricolor ampliar. JP Galvão achou bola nas costas do zagueiro. Marcão deu um carrinho e derrubou Nathan Fernandes. Na área é pênalti. JP Galvão, entra aplausos e vaias, marcou o segundo gol gremista, aos oito minutos. Sem chances para Maticoli.
Perto de fazer o terceiro, Reinaldo teve grande chance de fazer mais um aos 11 minutos.. Após chute de JP na entrada da área, a bola sobrou para o lateral, que dominou e mandou pelo lado da meta adversária. O Noia conseguiu chegar ao ataque aos 16 minutos. Erick Bahia arrematou da intermediária, a bola desviou na defesa tricolor e saiu tirando tinta da trave esquerda de Marchesín, que quase não trabalhou.
Mandando no jogo, o Grêmio quase chegou ao terceiro gol com Besozzi. Aos 21, Pepê roubou bola no meio de campo, avançou e passou para André Henrique na direita. O atacante chutou cruzado e Maticoli espalmou. No rebote, o argentino isolou. O Tricolor tocava a bola administrando o duelo, mas tentando achar espaços para fazer mais gols.
O Novo Hamburgo só se defendia. Em rara oportunidade, Erick Bahia fez Marche sujar o uniforme. Aos 30 minutos, depois de cruzamento, o meia anilado desviou de cabeça e o goleiro se jogou no canto direito para fazer a defesa em dois tempos.
Em uma grande pressão gremista, quase saiu o terceiro. Primeiro com Kannemann. Na sequência com João Pedro. Ambos tiveram o chute bloqueado pela defesa anilada. Pepê também tentou, mas Raí salvou em cima da linha. Todas essas três chances aconteceram num período de dois minutos, dos 31 aos 33.
Autor do segundo gol, JP Galvão foi substituído aos 38 minutos sob aplausos da torcida. Rubens entrou. Sem forças para reagir, Dionathã ainda tentou diminuir o placar com uma bomba de longa distância, mas Marche segurou firme. O relógio já marcava 41 minutos.
O Grêmio foi administrando e tentando chegar até o juiz apitar o término do duelo.
Pela sétima rodada, os dois clubes jogarão no sábado. O Noia recebe, no Estádio do Vale, o Juventude, às 21h30. Um pouco antes, às 16h30, O Tricolor joga contra o São Luiz na Arena.
O jogo
Terça-feira (6)/ 21h30/ Arena, em Porto Alegre. Árbitro: Roger Goulart, auxiliado por Otavio Legramanti e Conrado Bittencourt Berger.
Grêmio 2
Marchesín; Fábio (João Pedro) Geromel, Kannemann e Reinaldo; Villasanti e Pepê; Galdino (André Henrique), Cristaldo (Nathan) e Nathan Fernandes (Lucas Besozzi); JP Galvão (Rubens). Técnico: Renato Portaluppi.
Novo Hamburgo 0
Maticoli; Itaqui, Islan (Santiago), Marcão e Raí; Robson, Fraga (Erick Bahia) e Patrick (Christian); Tanque e Garré (Dionathã); Édipo (Luam Parede). Técnico: Edinho Rosa.