FUTEBOL
Aimoré perde por 3 a 1 para o Caxias e se complica na Série D do Brasileirão
Próximo compromisso do Índio será na quarta-feira (12) contra o São José pela quarta rodada da Copa da FGF - Troféu Rei Pelé
Última atualização: 08/09/2023 10:20
O Aimoré subiu a Serra gaúcha para enfrentar o Caxias na tarde de sábado (8) pela 12ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. No Estádio Centenário, o Índio Capilé, treinado por Gelson Conte, amargou a quarta derrota na competição, perdendo por 3 a 1. As duas equipes já haviam se enfrentado pela terceira rodada da Série D em maio, no Estádio do Cristo Rei terminando a partida empatadas em 0 a 0.
O Caxias, comandando pelo hamburguense Gerson Gusmão, e segundo na tabela de classificação com 20 pontos, levou perigo para a área do Índio desde o início do jogo. Logo aos seis minutos a equipe grená abriu o placar em uma cobrança de falta de Marcelo. O juiz da partida marcou impedimento do zagueiro Ricardo Lima, que participou da jogada.
Aos 18 minutos, na primeira chegada com perigo na área do adversário, o Aimoré fez 1 a 0 com Ronald Belé, aproveitando o rebote do goleiro Fabian Volpi, ex-índio. O Caxias seguiu pressionando até o empate aos 45 minutos do primeiro tempo. Num cruzamento de Marcelo, Ricardo Lima desviou, sem chance para o goleiro aimoresista, Willian.
Já nos acréscimos, o Caxias seguiu pressionando com chances de ampliar o placar, uma delas, numa cobrança de falta de Marcelo, que exigiu grande defesa do arqueiro do índio.
Na etapa complementar, o Caxias virou o jogo aos 29 minutos. Peninha recebeu pelo lado direito e cruzou na área do Aimoré, encontrando Eron sozinho. O artilheiro grená cabeceou para baixo, vencendo o goleiro Willian. Dois minutos depois, aos 31, Eron ampliou, marcando o terceiro do Caxias. O 9 caxiense já soma 10 gols na competição.
Com o resultado deste sábado (8), o Aimoré soma na Série D do Campeonato Brasileiro 12 jogos com uma vitória, sete empates e quatro derrotas. A equipe de São Leopoldo segue em 7º na tabela de classificação com 10 pontos. O próximo compromisso do Aimoré, pela Série D será contra o Camboriú em casa no próximo domingo (16), a partir das 16 horas. Antes disso, na quarta-feira (12), o Índio enfrenta o São José, no Estádio Francisco Noveletto, o Passo D'areia, em Porto Alegre, a partir das 15 horas pela quarta rodada da Copa da FGF - Troféu Rei Pelé.
Resultado complica a classificação
A derrota diminuiu as chances do Aimoré de se classificar para a segunda fase da competição. Além do Camboriú no próximo domingo (16), o Índio ainda tem pela frente o líder Hercílio Luz no dia 22 de julho, em Tubarão.
Para chegar aos 16 pontos, um a mais que último classificado na tabela, o Aimoré precisa, além de vencer os dois próximos jogos torcer por resultados paralelos, com derrotas de Camboriú, Concórdia e Brasil de Pelotas.
Calegari, Willian Bartholdy e Raphael Soares, que estavam pendurados, receberam cartão amarelo na partida deste sábado e estão fora do jogo no próximo domingo. Do Aimoré, Léo Kanu também recebeu amarelo no jogo.
No final da partida o técnico Índio, Gelson Conte, falou que apesar do resultado, que virtualmente desclassificou o time na competição, a equipe está de parabéns. "Lamentavelmente, temíamos por este tipo de situação. Conforme iam passando os jogos, vínhamos empatando na sequência e perdendo forças. Apesar disso, a equipe está de parabéns pelo esforço. Era o que tínhamos, e hoje coloquei o nosso melhor", pontuou.
O treinador destacou, ainda, a preparação da equipe para os próximos desafios. "Tomamos quatro do Novo Hamburgo, agora três do Caxias. Mas temos jogo na quarta e temos que fortalecer a nossa equipe, ter a cabeça boa para esta partida contra o São José, por mais que a gente saiba que a classificação hoje foi embora", frisou Conte.