Para marcar o seu nome e entrar na história. A atleta Mariana Pistoia, natural de Gramado e moradora de Porto Alegre, garantiu a terceira vaga da esgrima brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris. Antes, Guilherme Toldo e Nathalie Moellhausen já tinham se classificado para ir para França.
A esgrimista venceu a venezuelana Isis Gimenez na decisão do florete feminino, no pré-olímpico de Esgrima, competição que ocorreu em San José, na Costa Rica.
A gaúcha sentiu fortes cãibras logo no primeiro lance e o combate precisou ser parado, para atendimento médico. Mas retornou ao embate, mesmo com dores. Após uma disputa muito acirrada, venceu por 11 a 10.
“Estou muito feliz com a superação que tive o dia inteiro”, relatou a campeã para a Confederação Brasileira de Esgrima.
Sobre a atleta
Mariana treina no Grêmio Náutico União e é 3º sargento do Exército. Em entrevista à reportagem em novembro de 2023, ela contou sobre sua principal meta.
“Meu principal sonho é classificar para uma Olimpíada e é o que estou buscando agora, e não apenas isso, depois ter o melhor desempenho possível nos jogos. É a competição agora que tenho mais vontade de disputar”, contou à época a esportista.
Atualmente, Pistoia é campeã brasileira e a primeira no ranking nacional adulto de florete feminino. Entre as principais conquistas, está ser medalhista de ouro e bronze nos jogos sul-americanos Odesur, campeã sul-americana adulta e medalhista de prata no Pan-Americano nas categorias cadete e juvenil.
LEIA TAMBÉM