abc+

REALIZAÇÃO DE UM SONHO

Esgrimista de Gramado conquista vaga para jogar Olimpíadas de Paris

Mariana Pistoia venceu a venezuelana Isis Gimenez na decisão do florete feminino, por 11 a 10

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 08/04/2024 às 11h:39
Publicidade

Para marcar o seu nome e entrar na história. A atleta Mariana Pistoia, natural de Gramado e moradora de Porto Alegre, garantiu a terceira vaga da esgrima brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris. Antes, Guilherme Toldo e Nathalie Moellhausen já tinham se classificado para ir para França.

Mariana Pistoia conquista terceira vaga da Esgrima para Jogos de Paris



Mariana Pistoia conquista terceira vaga da Esgrima para Jogos de Paris

Foto: Régis Trois/Divulgação

A esgrimista venceu a venezuelana Isis Gimenez na decisão do florete feminino, no pré-olímpico de Esgrima, competição que ocorreu em San José, na Costa Rica. 

A gaúcha sentiu fortes cãibras logo no primeiro lance e o combate precisou ser parado, para atendimento médico. Mas retornou ao embate, mesmo com dores. Após uma disputa muito acirrada, venceu por 11 a 10. 

“Estou muito feliz com a superação que tive o dia inteiro”, relatou a campeã para a Confederação Brasileira de Esgrima. 

Sobre a atleta

Mariana treina no Grêmio Náutico União e é 3º sargento do Exército. Em entrevista à reportagem em novembro de 2023, ela contou sobre sua principal meta.

“Meu principal sonho é classificar para uma Olimpíada e é o que estou buscando agora, e não apenas isso, depois ter o melhor desempenho possível nos jogos. É a competição agora que tenho mais vontade de disputar”, contou à época a esportista. 

Atualmente, Pistoia é campeã brasileira e a primeira no ranking nacional adulto de florete feminino. Entre as principais conquistas, está ser medalhista de ouro e bronze nos jogos sul-americanos Odesur, campeã sul-americana adulta e medalhista de prata no Pan-Americano nas categorias cadete e juvenil.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade